domingo, 28 de fevereiro de 2010

Os artigos das práticas de campo já estão na internet!

Por: Gladis Franck da Cunha
Ser Biólogo é ter a capacidade de olhar a natureza de forma diferenciada.

gata no canteiro de babosas

Em julho de 2009 alunos da Biologia do CARVI cursaram uma disciplina essencialmente prática, camada ‘Práticas de Campo’. Nesta disciplina, além de coletas individuais realizadas em locais de sua escolha, eles formaram equipes para realizar levantamentos da entomofauna e flora de quatro microambientes do Sítio Franck. Os levantamentos de espécies fazem parte da inserção profissional dos Biólogos, por este motivo este tipo de atividade tem uma destacada importância na sua formação básica.

Abaixo está a imagem do local disponibilizada no Google Earth, atualizada em 2007. Os quadrados brancos delimitam as subáreas estudadas e as setas indicam as residências humanas.
Sitio Google Earth 2007
Da esquerda para direita estão as subáreas: 1- pomar; 2-agrícola; 3- borda da mata e 4-mata. O deslocamento entre subáreas 1 e 4 não demanda mais do que 15 minutos de caminhada, apesar disso, os artigos produzidos evidenciaram que elas são microambientes bastante diferenciados, assim como as subáreas 2 e 3.

A figura abaixo mostra uma imagem panorâmica do Sítio Franck obtida da estrada que dá acesso ao distrito de Pinto Bandeira.
Vista geral a partir de Pinto Bandeira 4

A riqueza dos dados permitiu a elaboração de quatro artigos distintos que foram disponibilizados na internet. 

Para acessá-los e conhecer mais sobre o trabalho realizado e o ambiente natural de Bento Gonçalves, vocês podem ler o texto:Artigos de Prática de Campo: investigando quatro microambientes de um mesmo sítio”.

Para ver mais imagens e conhecer um pouco da história, das características do local e do trabalho realizado, podem ser lidos as seguintes postagens do Mural da Biologia:

1- Um pouco da História do Sítio Franck.

2- Resumo do trabalho realizado no pomar.

3- Resumo do trabalho realizado na área agrícola.

4- Resumo do trabalho realizado na borda da mata.

5- Resumo do trabalho realizado na mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário