segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE ENTOMOFAUNA E FLORA NUMA ÁREA DE MATA SECUNDÁRIA DE BENTO GONÇALVES

Por: Edeis Derocir Araldi; Hilda do Rosario Braghini; Ivone Mölmann Manica; Liana Marini; Priscila Paris; Roberta Tognon; Rosane Benvenuti*

O presente trabalho desenvolveu o estudo da composição florística e da entomofauna de uma área de mata secundária do Sitio Franck.

A área localiza-se em Bento Gonçalves (coordenadas 29º 09’ 26.38’’S e 51º 28’ 18.05’’ W), região de clima subtropical úmido.

Primeiramente, foi realizada a demarcação de 03 parcelas de 100m2 cada. Em cada parcela foram coletadas amostras de plantas e insetos, para posterior identificação e descrição da área.
Para a análise florística, amostraram-se todos os indivíduos da flora com DAP≥2cm.

No total, coletaram-se 97 indivíduos pertencentes a 16 espécies de 8 famílias botânicas, sendo as famílias Myrtaceae e Sapindaceae as mais freqüentes.

A análise do porte dos indivíduos da flora também levou à constatação de que se trata de uma área em reconstituição por apresentar um índice de 56% de plantas com alturas máximas de 10 metros e 79% com DAP inferior a 15 centímetros.

Num segundo momento, para captura de fauna entomológica, foram realizados dois métodos de coleta: 1- direta (manual e com “guarda-chuva” entomológico**); 2- indireta (com armadilhas aéres). Utilizaram-se dois tipos de armadilhas, ambas com iscas: 1-armadilha tipo McPhail com isca de proteína hidrolisada; 2-armadilha para moscas com isca de vinagre (fotos).


Quanto à fauna entomológica, foram amostrados 417 espécimes de insetos pertencentes a 9 ordens. A ordem Diptera foi a mais representativa.


A partir dos dados obtidos, constatou-se que a área de mata secundária do sítio Franck retrata a ocorrência de um mosaico de espécies que buscam fixar-se naquele local, assim como a reconstituir o habitat em si como ocorrência natural e gradativa.




Notas:

* Os autores são graduandos em Licenciatura Plena em Ciências. Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Universidade de Caxias do Sul – UCS, Alameda João Dal Sasso, 800, 95700-000, Bento Gonçalves – RS, Brasil.

**Uma imagem do guarda-chuva entomológico pode ser obtida neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário