terça-feira, 4 de agosto de 2009

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ENTOMOFAUNA E FLORA EM UMA ÁREA DE POMAR CÍTRICO EM BENTO GONÇALVES - RS

Por: Éverlin C. Lovera, Patricia R. Ceresoli, Patricia Tomedi, Sônia Colognese, Tânia Milani e Vanessa Simonato.

Realizamos um trabalho com o objetivo de conhecer a diversidade da flora e da fauna entomológica, em uma área de pomar de citros de propriedade conhecida como “Sítio Franck” no bairro Barracão em Bento Gonçalves - RS.

Para a realização do mesmo, foi utilizado o método de parcelas, ou seja a área de amostragem foi dividida em três quadrantes medindo 10m x 10m.
Esses quadrantes abrangeram três sub-áres: 1- mata; 2- transição entre mata e pomar e 3-pomar de citros, como podem ser observados nas figuras A, B e C.

Primeiramente, o levantamento da flora foi feito visualmente através dos conhecimentos prévios sobre as espécies. Após esse procedimento foram coletados exemplares para uma posterior confirmação com chaves de classificação. Constatou-se através desse levantamento que as espécies mais freqüentes foram Citrus sp, Eugenia uniflora (pitangueira) e Allophylus edulis (chal-chal).

O levantamento da entomofauna foi realizado, no período de 12 a 19 de julho de 2009, com a utilização de oito armadilhas adesivas na cor amarela, instaladas aleatoriamente nas plantas a uma altura de 1,6 m.

Foram coletados um total de 297 insetos divididos em quatro ordens. A ordem Diptera foi a mais representativa em relação ao número de exemplares, 97,64%, seguida de 1,68% da ordem Hymenoptera e 0,34% das ordens Hemiptera e Neuroptera.

Para a coleta dos insetos na região de mata próxima ao pomar foi utilizando o “guarda-chuva” entomológico, através desse método coletaram-se indivíduos de nove ordens, sendo as mais representativas Hymenoptera, Diptera e Coleoptera totalizando 48,39%.
A presença de um capão de mata justaposto à área de pomar permitiu uma maior biodiversidade florística, uma vez que duas das parcelas eram constituídas apenas por citros.

A área estudada demonstrou que a biodiversidade da flora está estritamente relacionada com a ação antrópica, que controla seu desenvolvimento e conseqüentemente interfere na entomofauna associada à vegetação presente no local.

Nota:
As autoras são graduandas em Ciências Biológicas.do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário