segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ENTOMOFAUNA E FLORA DE UMA ÁREA AGRÍCOLA EM BENTO GONÇALVES (RS)

Por: Alexandra Mezzacasa; Fabiana Dal Pizzol; Fabiane Menegotto; Gislaine Suzin; Michele Dall’Asta; Rosiana Aparecida de Moura*

No período de 11 a 31 de julho de 2009, realizaram-se coletas e identificação de insetos e plantas, com o objetivo de investigar a diversidade da entomofauna e da flora presente em uma área agrícola do sitio Franck localizado no Barracão, interior de Bento Gonçalves (RS). Para as coletas, foram demarcadas três parcelas 100m¬¬², através de quadrantes de 10 x 10 m.

Nessa área, os efeitos antrópicos são evidentes, uma vez que se trata de um local agricultável caracterizado pela presença de gramíneas, porém, nela está inserido um pequeno capão com vegetação arbórea.

No capão, para o levantamento botânico, coletaram-se amostras para identificação das espécies arbóreas e arbustivas presentes, bem como se realizaram medições para o cálculo da quantidade relativa de cada espécie. Ao todo, foram amostrados 26 indivíduos, sendo Hovena dulces a espécie com maior relevância, pois apresentou a maior freqüência e densidade relativa com 12 indivíduos coletados. As demais espécies apresentaram entre 1 e 3 indivíduos. Dois indivíduos coletados eram plantas exóticas, não sendo possível a sua identificação. Nos demais quadrantes, coletaram-se amostras de ervas daninhas, apenas para identificação.

Para o levantamento de insetos foram utilizadas armadilhas de solo, como método indireto de coleta, e um “guarda chuva” entomológico**, como método direto. Durante o período de amostragens, incluindo a coleta direta e indireta, foi capturado um total de 98 indivíduos, distribuídos em cinco ordens: Coleoptera (4), Diptera (19), Hemiptera (6), Hymenoptera (55) e Orthoptera (14). A ordem Hymenoptera foi a que apresentou a maior freqüência entre todas as coletadas, enquanto a ordem Coleoptera foi a menos freqüente.

Nota:
*As autoras são graduandas em Ciências Biológicas.do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Universidade de Caxias do Sul – UCS.
**Imagem do "guarda-chuva" entomológico disponível nesse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário