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Por Simone D. C. Lemos
Considerando os desafios impostos à prática docente e o papel dos professores neste contexto é importante que se reflita sobre o que é ser professor.
Compreendemos que o professor deve buscar constantemente ser um educador, aquele que faz a mediação do processo ensino-aprendizagem, interage e constrói o conhecimento, jamais se restringindo a ser um mero instrutor, um transmissor de conteúdos.
Demo (1998) destaca que a competência não se restringe em somente fazer, mas saber fazer e, sobretudo de refazer permanentemente nossa relação com a sociedade e a natureza, utilizando-se o conhecimento inovador.
Podemos destacar que a verdadeira competência envolve a permanente construção do conhecimento vinculado à relação ética e a construção da cidadania.
As competências constituem-se como um conjunto de estratégias que possibilitam consultar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los para a resolução de situações que possam surgir.
Referência:
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1998.
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