quinta-feira, 11 de março de 2010

As várias dimensões de ser professor.

Por Simone D.C. Lemos

Santos (2005) enuncia as características do perfil do professor, que podem ser agrupadas em quatro dimensões: profissional, educativa, técnica e social.

A dimensão profissional caracteriza-se:
1- pelo aperfeiçoamento contínuo, cujas competências necessárias baseiam-se no conhecimento da realidade, atualização permanente, reconhecendo-se como modelo para os seus alunos, refletindo sobre suas próprias experiências, tornando-as imprescindíveis na prática docente;

2- pelo desenvolvimento de habilidades cognitivas voltadas à resolução de problemas, evidenciado pelas competências de reconhecer, analisar, agir com independência, liderando e assumindo responsabilidades, propondo soluções para as situações-problema, incentivando a busca e análise por parte dos alunos;


3- na formação de conceitos sobre seu trabalho, levando em conta a capacidade de analisar e avaliar suas próprias ações, identificando seus pontos positivos, realizando uma autocrítica constante e reconhecendo valores e normas na sua prática cotidiana;

4- pela consciência de seus valores e normas, eliminando preconceitos, relacionando suas posições morais com a visão de mundo e agindo em conformidade com suas convicções;

5- levando em conta a concepção de educação escolhida, relacionando-a com a realidade de ensino, baseando seu trabalho em pensamentos, valores e normas, metodologias e recursos didáticos;

6- pela comunicação clara e eficaz, sendo necessária a adequação das mensagens de acordo com o público-alvo.

A dimensão educativa propõe:

1- percepção da relação entre educação familiar e ensino, a qual contempla a visão dos movimentos na história da educação, inter-relacionada com as perspectivas culturais e filosóficas da sociedade em que a família está inserida;

2- responsabilidade pedagógica pela prática;

3- construção de um espaço de relações e trocas, levando em conta as necessidades e desejos dos alunos;

4- compreender e respeitar as diferenças socioculturais existentes, enfatizando o respeito e a convivência;

5- incentivar a autonomia do aluno, proporcionando momentos de construção do conhecimento e trabalho em equipe;

6- situações que privilegiem a cooperação entre o grupo, através de diferentes experiências que evidenciem as habilidades de ouvir, falar e interagir.

A dimensão técnica constitui-se em:
1- reconhecer as necessidades dos alunos adaptando recursos e metodologias;

2- ter conhecimento de diferentes metodologias, sua teoria, função e aplicação;

3- ter clareza em relação aos objetivos de aprendizagem, selecionando conteúdos e avaliando constantemente o trabalho;

4- organizar o espaço de maneira a contribuir para um ambiente produtivo e eficaz em relação a aprendizagem;

5- elaborar o planejamento que valorize o trabalho em equipe e o envolvimento nos projetos da escola.

Já a dimensão social propõe:
1- a reflexão sistemática do trabalho realizado;

2- refletir com o grupo de professores sobre as ações realizadas, os desafios da prática e as possíveis alternativas para garantir a aprendizagem;

3- estabelecer parcerias de cooperação para o desenvolvimento de ensino;

4- analisar e discutir com as famílias o rendimento escolar.

Escola, alunos, professor (bohney)

A educação acontece na escola, onde diversas interações ocorrem: os professores ensinam, organizam seus planos de trabalho, acompanham e avaliam os resultados, convivem com sua turma, influenciam comportamentos, o convívio social, valores e normas. O professor precisa formar-se adequadamente na origem e manter-se atualizado de maneira permanente, buscando uma educação de qualidade.

Referência:
SANTOS, Júlio César Furtado dos. Ser professor: a formação teórica, a realidade subjetiva e a prática desejada. Disponível em: http: withgo2pdfforfree Acesso em 17 jan. 2008.

Fonte das imagens:

Pai ensinando filho: http://www.cirilovelosomoraes.com.br/2004/08/08/ser-pai/

Professora com alunos: Centro de Referência Virtual do Pprofessor

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