segunda-feira, 29 de março de 2010

NÚCLEO DE PESQUISA DA BIOLOGIA UCS/CARVI PARTICIPA DA ELABORAÇÃO DE GUIA SOBRE VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA


As equipes de vigilância de vetores das secretarias municipais de Saúde têm, a partir deste mês, uma nova ferramenta de trabalho. Trata-se do guia "Vigilância Entomológica de Mosquitos (Diptera, Culicidae)", editado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

A publicação descreve armadilhas e procedimentos para a coleta, triagem, armazenamento e envio de insetos ao laboratório durante as atividades de vigilância entomológica de mosquitos causadores da malária, febre amarela e outras arboviroses.

O Prof. Wilson Sampaio de Azevedo Filho (Núcleo de Pesquisa - Biologia, Controle, Diversidade, Morfologia e Taxonomia de Insetos) colaborou na redação e edição da obra em conjunto com outras instituições de pesquisa (Instituto de Pesquisas Biológicas - Lacen/RS e Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).

O material será distribuído no formato de um guia de bolso, ideal para atividades em campo, porém poderá ser consultado e adquirido (.pdf) no site da SES/RS, no link Publicações CEVS (abaixo)

http://www.saude.rs.gov.br/wsa/portal/index.jsp?menu=organograma&cod=3636

Texto e imagem de Wilson Sampaio de Azevedo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário