sábado, 11 de julho de 2009

Um pouco da história do Sítio Franck

Sitio Franck 1952

O Sítio foi adquirido pela família em 1952 e a fotografia da cascata foi tirada assim que uma picada foi aberta no mato. Vários hectares dos lotes que fazem divisa com o Rio Barracão foram preservados com mata nativa, desde sua compra por Eugênio Franck, que era técnico em Agronomia. Ele era funcionário da Secretaria Estadual de Agricultura e foi transferido para implantar e dirigir a Estação Experimental de Agricultura de Bento Gonçalves, onde hoje funciona o Museu do Imigrante. Gostou tanto da região que comprou esses terrenos em sociedade com um morador local, que pensava em vendê-lo assim que valorizassem, após algumas benfeitorias introduzidas. Quando ele decidiu vender sua parte, Eugênio comprou-a, pois desejava mudar-se para a propriedade quando se aposentasse como ocorreu no início dos anos 60.
Bento Gonçalves (RS) 1950


Quando a família Franck se mudou de Taquari (RS) para Bento Gonçalves, no final da década de 1940, a cidade tinha quase todas as ruas de chão batido e a região periférica era formada por pequenos sítios. Assim sendo, o sítio Franck era considerado muito distante da cidade.

Bairro Planalto em B. gonçalves 1951
Observe na foto de 1951 que os veículos disponíveis não eram muito eficientes para encurtar distâncias.

Os investimentos na propriedade partiram da idéia de transformá-la em Granja produtora de leite, uva e outras frutas. Muitos experimentos foram feitos com o plantio de variedades européias de uvas viníferas, além de macieiras, figueiras, marmeleiros, pereiras, ameixeiras, laranjeiras, entre outras. Porém, a acidez do solo aliada às condições climáticas não permitiam a produção de frutos com qualidade adequada à comercialização, pois nunca se quis uma agricultura que abusasse de defensivos.

Assim a produção de leite foi o carro chefe da economia do sítio, especialmente antes do surgimento das beneficiadoras, quando a entrega era feita em “tarros” de casa em casa. Os parreirais eram a segunda fonte de renda e os lucros destas atividades permitiram a construção das principais benfeitorias realizadas antes da década de 90.

sitioanos80

A fotografia acima foi tirada na década de 1980
. Ela mostra a frente da casa principal, emoldurada pelas pereiras em flor. Observe que não havia cerca separando a casa da estrada, isso ocorreu o final dos anos 80. Em parte pelas dificuldades de acesso a um lugar “tão longe” que fazia com que houvesse pouquíssimo movimento de veículos na estrada e também porque o número dos “amigos do alheio” ainda não era tão expressivo.

A intermediação das beneficiadoras de leite e as dificuldades do setor da vitivinicultura fizeram com que o sítio deixasse de gerar lucros e fosse se tornando deficitário, pois os custos de produção eram muito elevados tanto em termos financeiros quanto emocionais. Assim os parreirais foram sendo, gradativamente, eliminados até o final dos anos 80 e a produção de leite foi encerrada em meados da década de 90.

Fundos da casa 1990 e 2004

A foto da casa tirada no início da década de 90 mostra que a região de plantio de pastagens chegava até os fundos da casa.
Fundos estes que se transformaram em entrada principal, com a instalação de uma cerca que dificulta o acesso direto pela estrada, limitando-o ao portão. Ou seja, a partir do início dos anos noventa, com o asfaltamento da via que liga o bairro Barracão e a região mais central do município, o movimento de veículos tornou-se bem maior e aumentou o número de moradores do bairro, tornando-o mais atrativo aos “amigos do alheio”.

Atualmente, o Sítio é apenas de lazer e a produção objetiva o consumo familiar. O gado presente é de um vizinho que aluga os potreiros e algumas reses são de propriedade particular do caseiro que é autorizado a manter poucos indivíduos em áreas restritas e apenas para seu consumo pessoal.
Sitio Franck em 2003

Em 2003 as áreas circunvizinhas às moradias já estavam gramadas e o pomar atrás da casa principal já estava dando frutos
. Na imagem, a quarta geração (os bisnetos de Eugênio Henrique e Isadora) brincando de carrinho de lomba, ora partindo de um ponto junto ao antigo estábulo, ora de perto da garagem.

Abaixo compare as fotografias de 8 de dezembro de 2007 com as tiradas duas semanas mais tarde, no dia 25, após a passagem de um tornado, que produziu mudanças consideráveis em menos de cinco minutos. Nenhum outro evento de igual magnitude, capaz de arrancar árvores inteiras, tinha sido registrado desde 1952, apenas a queda do parreiral por causa de uma forte chuva de granizo.
A casa e entorno antes e apos tornado

Algumas seqüelas do tornado ainda podem ser percebidas, mas as novas atualizações desse pequeno histórico ficarão à espera dos artigos, que serão elaborados pelos alunos das Práticas de Campo, edição 2009/3.

imagensapostornado
Escrito por: Gladis Franck da Cunha em julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário