segunda-feira, 13 de julho de 2009

O incrível mundo das microvespas.

Por Gladis Franck da Cunha
Inspirada pela observação das diminutas vespas parasitas, realizadas no domingo 12/07/2009, durante uma das atividades de campo, resolvi compartilhar algumas informações sobre o tema.

Nesse vídeo da National Geografic são utilizadas câmeras especiais par filmar o desenvolvimento da larva de uma espécie de vespa parasitóide dentro de uma lagarta de lepidóptero.

O vídeo é narrado em inglês, mas as imagens falam por si mesmas e valem muito a pena. Observe que as larvas da vespa nadam diretamente na hemolinfa de onde “abocanham” ou “bebem” diretamente os líquidos circundantes. Também são filmadas as larvas saindo de dentro da lagarta para empupar. A saída das larvas não mata a lagarta, mas as substâncias produzidas fazem com que ela mude seu comportamento e se dedique a proteger as pupas do ataque de outras vespas que parasitam vespas.

Conheça, também, a Trichogramma brassicae. Trata-se de uma vespa bem pequena, cujas larvas parasitam as lagartas da mariposa da couve. Ela é capaz de seguir o cheiro liberado pela fecundação mariposa após a fecundação, o que a leva direto para fêmeas cheias de ovos fresquinhos. Além disso pega uma “carona” para o local da postura. Veja imagem abaixo.



Outro post muito bom, com um vídeo e explicações sobre uma vespa que parasita a barata comum, pode se acessado clicando aqui.

Fonte:
O material para este texto foi obtido do blog Rainha Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário