quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tato



O tato é o sentido responsável pela percepção de diferentes sensações na pele. Tal percepção somente é permitida por meio das terminações nervosas e corpúsculos que formam os receptores táteis responsáveis pela captura dessas sensações e pela transmissão das mesmas para os nervos, dos nervos as sensações são encaminhadas para o sistema nervoso central e chega até o córtex cerebral, onde são processados.

As mãos, os pés e os lábios são algumas partes do corpo que armazenam maior quantidade de receptores táteis, ou seja, terminações nervosas e corpúsculos que captam as sensações.

Podemos diferenciar as diferentes sensações de percepção através dos Corpúsculos táteis que nada mais sacão do que receptores específicos espelhados pelo corpo. Dentre os quais podemos destacar:

- Corpúsculos de Meissner: são os receptores específicos do tato e encontram-se concentrados na polpa dos dedos, nas mamas e nos órgãos genitais, responsáveis pelas sensações que experimentamos rapidamente por meio do toque;

 - Corpúsculos de Pacini: são os receptores específicos da pressão e encontram-se principalmente na palma das mãos e na planta dos pés.

- Corpúsculos de Krause são receptores específicos do frio, que existem em maior quantidade.

 - Corpúsculos de Ruffini: são os receptores específicos do calor e existem em menor número.

- Terminações nervosas livres: são os sensores da dor e situam-se, na epiderme.

A dor é a única sensação que necessariamente origina uma resposta, física ou emocional, por parte do organismo. 

A distribuição da sensibilidade dolorosa é claramente diferenciada das restantes sensações, uma vez que, por exemplo, a córnea é insensível ao tato, mas extremamente sensível a dor.


Para mais imagens e informações acesse a apresentação de lâminas. 

Trabalho das acadêmicas: Carina Berté Zeni, Joceline Zacaria, Roberta Vivan
Disciplina de Biologia Celular
Profª: Gladis Franck da Cunha

Um comentário: