quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Avistamento de baleias Francas em trabalho de campo da disciplina de Biologia Marinha


As Baleias Franca que visitam as costas brasileiras desde o polo sul pertencem à espécie Eubalaena australis, cujo tamanho máximo varia de 14 m para os machos e 18 m para as fêmeas. Seu peso médio é de 40 t, mas algumas chegam a 100 toneladas.

 Todos os Cetáceos (baleias e golfinhos) são mamíferos aquáticos que evoluíram a partir de ancestrais terrestres. Em seu processo de adaptação ao ambiente aquático foram sendo selecionados os indivíduos que adquiriram importantes modificações, das quais se pode destacar a mudança do nariz da face para a nuca, permitindo que não tirem a cabeça toda para fora d’água, quando precisam respirar (Blogpaedia, avistamento em 2009).

Em setembro de 2012 a turma da disciplina Biologia Marinha fez uma saída de campo que incluiu a atividade de avistamento de baleia Franca na Praia do Rosa.

Turma de  Biologia Marinha set/2012

Abaixo veja o vídeo produzido pela Professora Cláudia Pinto Machado.

 

Por que as baleias Franca migram?

 Elas vêm dos mares do sul onde encontram alimentos para dar cria em águas mais quentes, já que os filhotes precisam ganhar peso, antes de enfrentarem os mares gelados do polo sul.

Um filhote de baleia nasce com apenas 4 toneladas, muito pequenos para enfrentar as duras condições climáticas dos mares gelados. No seu “berçário” brasileiro ele engorda cerca de 50 kg por dia e, assim, em dois meses, as mamães e suas crias começam sua lenta migração para o sul. (Blogpaedia, avistamento em 2009).

Cabe ressaltar que durante sua estada nas costas brasileiras as fêmeas não têm o que comer. Assim, elas jejuam enquanto amamentam suas crias até conseguirem voltar aos mares repletos de Krill. Ali elas continuam amamentando até as crias completarem doze meses.

No ano seguinte, após finalizar o período de amamentação, estas fêmeas tratarão de ganhar bastante peso para se tornarem aptas a um novo ciclo reprodutivo.

Por: Cláudia Pinto Machado e Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário