segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Audição



O nosso ouvido, como o dos outros mamíferos, é uma estrutura de recepção que converte as ondas sonoras em impulsos nervosos e transmite-os através das fibras nervosas ao cérebro, que os lê e interpreta. É um sistema extremamente complexo, o primeiro dos cinco sentidos que se desenvolve no feto e o que permite o primeiro contato com o mundo.

O nosso ouvido é o órgão responsável pelo sentido da audição. Ele se divide em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. Cada parte é responsável por transmitir as vibrações do som, até chegarem ao nosso sistema nervoso e serem reconhecidas pelo nosso cérebro.

O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido médio. O ouvido médio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibrações internas da estrutura óssea da ouvido médio e finalmente transformar estas vibrações em uma onda de compressão ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro.

No cérebro, vários núcleos (grupos de neurônios) recebem esta mensagem e decodificá-la (som forte ou fraco, agudo ou grave, para criar uma sensação ou uma percepção consciente).

O cérebro é capaz de controlar o funcionamento da cóclea, utilizando vias de retorno. Por exemplo, no burburinho duma sala de recepção, somos capazes de nos focalizar na conversa com um amigo; portanto o nosso ouvido recebe múltiplos estímulos, por vezes mais fortes, mas o cérebro trata prioritariamente as informações provenientes da conversa interessante com o nosso amigo.

As três partes do ouvido podem ser vistas abaixo:

Clique na imagem para ampliar
  
 Para acessar a apresentação de slides clique aqui. 

Trabalho de: JÚLIA FOCHEZATO; DAVI FOCHESATO BARBIERI e                                            GIOVANI PERTILE

Disciplina: Biologia Celular.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário