quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Equilíbrio Postural


Equilíbrio postural é a manutenção de uma posição estável do corpo de um animal.

Nos vertebrados, o equilíbrio postural é controlado por vários receptores sensoriais.

No homem, atuam no equilíbrio os olhos, o sistema vestibular do ouvido interno e os proprioceptores localizados nas articulações e nos músculos. Daqui resulta que afecções em qualquer um desses orgãos podem levar a transtornos no equilibrio.

O que é e qual a importância do sistema vestibular?

O sistema ou aparelho vestibular é o conjunto de órgãos do ouvido interno dos vertebrados responsáveis pela manutenção do equilíbrio.

Como é formado o sistema vestibular?

Formado por estruturas ósseas, tem seu interior preenchido por estruturas membranosas e líquidos que são responsáveis por enviar ao cérebro as informações da direção que estamos indo, recebendo ainda informações das atividades sensoriais e das atividades motoras para funcionar bem.

Por meio do equilíbrio é que se consegue permanecer de pé, andar, correr, pular e principalmente mexer todos os membros. Tais movimentações somente são realizadas porque o organismo, através do aparelho vestibular, consegue estabilizar as forças exercidas no movimento, fazendo com que estas sejam anuladas, ou seja, faz com que a força realizada seja compensada para que as articulações retomem a força inicial.

Por: Cristiane Bittencourt, Jefferson Guedes dos Santos, Jordana Verdi, Júlia Mattos, Raquel De Villa.

Referências:
BRASIL ESCOLA. Equilíbrio Postural. Disponível em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/equilibrio-postural.htm, acesso em 11/06/2012
BLOG MONICA FISIOTERAPIA. Funcionamento do aparelho vestibular. Disponível em: http://monicafisioterapia.blogspot.com.br/2010/08/funcionamento-do-aparelho-vestibular.html, acesso em 11/06/2012.
WIKIPÉDIA. Equilíbrio Postural. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_postural, acesso em 11/06/2012

Um comentário: