segunda-feira, 4 de julho de 2011

PEROXISSOMOS

Os peroxissomas foram descritos, pela primeira vez por Rodhin (1954), em células de rato, sendo então designados por “microbodies”. Contudo a sua caracterização bioquímica deve-se a De Duve e colaboradores.

Em 1966, De Duve propôs a designação de peroxissomo em substituição de “microbodies”, salientando a existência simultânea de duas classes de enzimas: oxidases produtoras de peroxido de hidrogênio (água oxigenada) e catalases.

Posteriormente, os peroxissomos foram identificados em diversas células animais e vegetais. Assim como as mitocôndrias, estas organelas utilizam grandes quantidades de oxigênio, no entanto, não produzem ATP, não participando diretamente do metabolismo. Os peroxissomos (Px) formam-se a partir do reticulo endoplasmático rugoso e Golgi.

Peroxissomos também chamado de peroxissoma é uma organela esférica envolvida por uma membrana vesicular presente no citoplasma, sobretudo em células animais, que possuem diâmetro de 0,5 a 1,2 µm. São as organelas responsáveis pelo armazenamento das enzimas diretamente relacionadas com o metabolismo do peroxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula.

De uma forma geral, os peroxissomos participam na oxidação de substratos em presença de oxigênio molecular e em seguida, realizam a decomposição do peroxido de hidrogênio proveniente daquelas oxidações.

Esta competência bioquímica dos peroxissomos é utilizada por diferentes tipos celulares com diversos objetivos:

1- Nas células vegetais, os peroxissomos participam na fotorrespiração e promovem a conversão de lipídios em glucidos, quando da germinação de sementes de oleaginosas.

2- No ciclo da β- oxidação dos ácidos graxos, fragmentos com dois átomos de carbono são removidos sequencialmente dos ácidos graxos de cadeia longa ( mais de 18 átomos de carbono), resultando em acetil-coenzima A (acetil-CoA), que é enviado para o citoplasma celular. O acetil-CoA é utilizado em diversas reações de síntese e pode penetrar nas mitocôndrias para fornecer energia.

3-Os peroxissomos possuem outras funções, como por exemplo nos animais, eles intervêm no nos catabolismo (de purinas, oxidação do etanol, etc.) e anabolismo( síntese de ácidos biliares, síntese de colesterol).

Trabalho das Acadêmicas: Barbára R. S. Taffarel, Gisibel Zalamena, Paola M. B. Regla e Vanessa Caregnato
Disciplina: Biologia Celular – Gladis Franck Cunha
Referências, links e Fonte da ilustração:
Fonte da ilustração: INFOESCOLA. peroxissomos
WIKIPEDIA. peroxissoma
FACULTY.UNE.EDU Histolab 2
BRASIL ESCOLA. peroxissomos
JUNQUEIRA, Luiz C. ; CARNEIRO, José. Histologia Básica. Editora Guanabara Koogan S.A. (10° Ed), 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário