sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mitocôndrias

Imagem modelada e fotomicrografia de mitocôndria
As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma das células eucarióticas, como estruturas esféricas ou na forma de bastonetes, que estão localizadas em sítios intracelulares onde há maior necessidade de energia.

Elas mudam constantemente de forma, veja animação de Jonh Kirk.


Têm como principal função a produção de ATP (adenosina trifosfato), sendo consideradas produtoras primárias de energia. Para seu funcionamento, as mesmas utilizam oxigênio e substâncias orgânicas, que lhes servem de combustível.

As moléculas orgânicas, como açúcares, por exemplo, são oxidadas, liberando assim energia, esse processo é denominado respiração celular. As mitocôndrias são formadas por duas membranas fosfolipídicas, separadas por um espaço intermembranoso, cada qual com funções e proteínas diferentes associadas à sua bicamada lipídica, a membrana externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas.

A membrana interna é dobrada em numerosas cristas que aumentam a sua área superficial total, sendo pouco permeável. A mesma contém proteínas com três tipos de funções: as proteínas que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória; um complexo enzimático chamado ATP sintetase que produz ATP na matriz e as proteínas transportadoras específicas, estas regulam a entrada e saída da matriz.

A matriz mitocondrial contém DNA circular, tRNA, ribossomos e enzimas, a mesma limita a membrana interna. Ocorrendo na matriz a síntese do ácido cítrico (Ciclo de Krebs), a mesma possui os elementos da cadeia respiratória necessários para a respiração aeróbica.

A membrana externa da mitocôndria é permeável a todas as moléculas de 5.ooo daltons ou menores, devido ao fato de conter uma grande proteína formadora de canais, chamada de porina. Nessa membrana ocorre também à quebra de lipídios.

As mitocôndrias possuem também um espaço intermembrana, esse espaço contêm várias enzimas que utilizam o ATP proveniente da matriz para fosfoliar outros nucleotídeos.

Supostamente, as mitocôndrias são originárias de bactérias primitivas, englobadas por células procariontes mais desenvolvidas, estabelecendo assim uma relação de endosimbiose.

O estabelecimento desse intercambio foi favorável aos dois organismos, devido a mútua cooperação entre ambos. Essa hipótese simbiótica fundamenta-se segundo três aspectos; primeiro: pela existência de material genético próprio, característico de organismos ancestrais (DNA circular); segundo: pela presença de RNA ribossômico estruturalmente diferenciado em relação aos das células hospedeiras, e terceiro: devido à existência de duas membranas constituindo as mitocôndrias, sendo a interna proveniente do organismo engolfado e a externa do organismo que efetuou a incorporação.

Estrutura da Mitocôndria.

Trabalho das Acadêmicas: Morgana Gazzoni, Roberta Cusin

Bibliografia:
Portal São Francisco
Fontes das Images:
1- Montagem a partir de imagens da MicrobewikiWikipedia 
2- Biocosmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário