quinta-feira, 7 de julho de 2011

Complexo de Golgi

Imagem de microscopia eletrônica do Complexo de Golgi



O nome é uma homenagem ao citologista italiano Camillo Golgi, que, em 1898, descobriu essa estrutura citoplasmática. Ao verificar que certas regiões do citoplasma celular se coravam por sais de ósmio e de prata, Golgi imaginou que ali deveria existir algum tipo de estrutura, posteriormente confirmada pela microscopia eletrônica.

O Complexo de Golgi é a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, que se encontra tanto nas células animais quanto nas células vegetais. Tendo diversos nomes, na biologia celular é encontrado como: complexo de Golgi, aparelho de Golgi, dictiossoma, golgiossomo ou complexo golgiense.

Esta organela celular se localiza entre o retículo endoplasmático e a membrana plasmática e situa-se próximo do núcleo celular. Cada complexo de golgi é composto por um conjunto de sacos ou cisternas discóides, aplanadas, e empilhadas como pratos, cercadas de vesículas secretoras de diversos tamanhos. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomo, que agrupa, em média, seis cisternas, entretanto, em alguns casos, esta quantidade pode atingir cinco vezes mais.

O número de dictiossomos pode variar desde poucas unidades até algumas centenas, isto ocorrerá de acordo com a função realizada pelas células eucariotas. Nas células vegetais, geralmente vários dictiossomos ficam espalhados pelo citoplasma.

O aparelho de Golgi,funciona como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam por esta organela serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo.

A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.

Também é responsável pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais (primeira membrana que separa duas células recém-originadas na divisão celular), do acrossomo do espermatozoide, e do glicocalix está ligado à sintese de polissacarídeos como a hemicelulose presente na parede celular de plantas e os carboidratos das glicoproteínas.

Acredita-se, ainda, que o complexo Golgiense seja responsável por alguns processos pós-traducionais, tais como adicionar sinalizadores às proteínas, que as direcionam para os locais da célula onde atuarão.

O complexo Golgiense está presente na maior parte das células eucarióticas, mas tende a ser mais proeminente nas células de órgãos responsáveis pela secreção de certas substâncias, tais como: Pâncreas, Hipófise, Tireóide, etc.

Por exemplo, as enzimas digestivas do pâncreas são produzidas no RER e levadas até as bolsas do aparelho de Golgi, onde são empacotadas em pequenas bolsas, que se desprendem dos dictiossomos e se acumulam em um dos polos da célula pancreática (veja uma imagem animada AQUI). Quando chega o sinal de que há alimento para ser digerido, as bolsas cheias de enzimas se deslocam até a membrana plasmática, fundem-se com ela e eliminam seu conteúdo para o meio exterior (figura abaixo).


Outras substâncias, tais como o muco que lubrifica as superfícies internas do nosso corpo, também são processadas e eliminadas pelo aparelho de Golgi. Assim, o principal papel dessa estrutura citoplasmática é a eliminação de substâncias que atuam fora da célula, processo genericamente denominado secreção celular.

Na figura acima podemos observar que as proteinas são sintetizadas no reticulo endioplasmático são transportadas em direção ao complexo de golgi, para serem segregadas modificadas e finalmente liberadas  para membrana plasmatica com a qual se fundem. Em outros casos as vesículas liberadas pelo golgi transportam seus conteúdos para alguma organela especifica.

Trabalho das acadêmicas: Aliem Mavi Fontoura Frantz; Juliana Chiarello; Paula Cristina Cesca

Bibliografias e links:
LOPES, Sônia; MORETTI, Renata. Biologia Essencial . 1. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2003

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Células. São Paulo: Moderna, 1994.

Toda Biologia http://www.todabiologia.com/dicionario/complexo_golgi.htm - Acessado em 21/06/2011

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_Golgi -Acessado em 21/06/211

Fontes da Figuras:

1- Biocel Interativa http://biocelinterativa.blogspot.com/2009/07/complexo-de-golgi.html - Acessado em 23/06/2011

2- Só Biologia http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito19.php -Acessado em 24/06/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário