sexta-feira, 8 de julho de 2011

ESTRUTURA DOS CLOROPLASTOS

Diagrama do cloroplasto - Fonte Portal do Professor
Os cloroplastos guardam algumas semelhanças estruturais com as mitocôndrias.

São delimitados por duas membranas. Internamente, são ocupados por uma substância amorfa, o estroma. Grânulos de amido podem ser encontrados mergulhados no estroma.

Ao microscópio eletrônico, verifica-se a presença, dentro do cloroplasto, de um complexo sistema de membranas que constituem sacos achatados e unidos entre si. São os tilacóides.

Nos vegetais, os tilacóides se arranjam como uma pilha de moedas. Cada pilha é chamada granum e o conjunto de granum é chamado grana. Existem membranas que ligam os grana através do estroma. A clorofila existe no interior dos tilacóides.
Fonte Vestibulando Web
Os cloroplastos possuem, em média, a seguinte composição: 50% de água; 25% de proteínas; 15% de lipídios; 3% de clorofila e 2% de carotenoides. Possuem, ainda, glicídios, nucleotídios, ATP, ADP, aceptores de hidrogênio (NADP, citocromos, vitamina K, etc.).

O NADP difere do NAD, aceptor de elétrons da respiração celular, pela presença de um grupo fosfato. Contém, também, DNA,RNA e ribossomos. Têm certa autonomia dentro das células, sendo capazes de sintetizar proteínas e de se autoduplicar.

Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena com a finalidade de captar luz. Os fotossistemas possuem outras substâncias além da clorofila que também participam da fotossíntese.

Os fotossistemas são de dois tipos:
  • Fotossistema I É o responsável pela produção de NADPH.
  • Fotossistema II: Nesse fotossistema ocorre a quebra da água, também chamada de fotólise da água, ou ainda, reação de Hill.

HIPÓTESE EVOLUTIVA DOS CLOROPLASTOS

Dentre as organelas membranosas, apenas as mitocôndrias e os cloroplastos parecem ter tido origem diferente.

A origem de mitocôndria e dos cloroplastos encontram fundamento na teoria da endossimbiose.
A teoria da endossibiose foi criada por Lynn Margulis em 1981. Esta teoria propõe que organelas tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos.

Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos organismos dos eucariontes têm origem num procarionte autotrófico - provavelmente um antepassado das cianobacterias atuais - que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, mas provavelmente de maiores dimensões, obtendo assim proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese.

Trabalho das Acadêmicas: Adalgisa, Rafaela, Samantha e Solange

Referências e links
Wikipedia 1- Cloroplastos e Origem das células Acesso em: 17 de junho de 2011.
Vestibulando Web – cloroplastos. Acesso em: 17 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário