quarta-feira, 2 de março de 2011

Reciclando “cabeças”!


Será que toda reciclagem faz bem?

Segundo Germano Woehl Jr:

Ponteiras de pedra recicladas pelos povos da cultura Clóvis, encontradas nos Estados Unidos. Revelam que a humanidade já faz reciclagem e reutilização de materiais há pelo menos 13 mil anos. A imagem logo abaixo mostra uma ponteira que foi reciclada pelo menos três vezes, e a imagem inferior mostra que a ponteira foi reciclada para ter uma outra utilização, como um perfurador ou raspador”.
Ponteiras de flechas recicladas - mais mortes na Mata Atlântica!

Será que realmente estamos ajudando a natureza fazendo a reciclagem?
No exemplo acima, dá para perceber que não. No entanto, as pessoas acham que fazer reciclagem das embalagens dos produtos que consomem BASTA para ajudar o meio ambiente.

As campanhas na mídia influenciadas pelo comércio altamente lucrativo de basicamente dois tipos de embalagens de bebidas, latinhas de alumínio e garrafas PET contribuíram para iludir as pessoas e aliviar a consciência delas quando doam para o diretor da escola ou para os catadores aquelas sacadas de latas de cerveja consumidas nos finais de semana. Tem até escola pública que troca por nota estas latinhas de cerveja. Quanto maior a quantidade de latas, maior a satisfação das pessoas”(Germano Woehl Jr).

Você sabia que:

“Todos omitem o lado sujo envolvendo a reciclagem de latinhas de alumínio, como por exemplo, os gases liberados e os resíduos altamente tóxicos (cancerígenos) da queima da tinta das latinhas no processo de fundição. Quando analisamos com uma visão mais ampla todo o processo percebemos que esta reciclagem de latinhas de cerveja não é diferente da reciclagem das ponteiras de pedra das flechas para poder matar mais bichos" (Germano Woehl Jr).

Viver de forma sustentável não é reciclar as ponteiras de flechas para matarmos mais bichos ou saquearmos a natureza para atender a demanda de consumo de uma população humana que aumenta cada vez mais.
Precisamos urgentemente reciclar nossas mentes e corações para REDUZIR A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS, recicláveis ou não. Somente assim conseguiremos a tão sonhada SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL!

Não deixe de ler o artigo original de Germano Woehl Jr: RECICLAGEM AJUDA O MEIO AMBIENTE?

Complemente a leitura com o texto: Reduza, Reutilize e Recicle: assuma os 3Rs da responsabilidade individual com o Planeta

Por Gladis Franck da Cunha
Sugestão de pauta e indicação da fonte de Marilda M. Spíndola

Nenhum comentário:

Postar um comentário