domingo, 20 de março de 2011

Árvores feitas com materiais recicláveis fazem fotossíntese?


Parece que sim!

Pesquisadores americanos criaram uma árvore artificial capaz de transformar CO2 em oxigênio. Conceito de árvore artificial utiliza luz solar para carregar as baterias que serão responsáveis pela iluminação noturna e ainda filtra o ar das grandes cidades.

Os designers Mario Caceres e Cristian Canonico criaram um conceito bem interessante que além de oferecer um belo visual futurista a ambientes externos, também contribui para melhorar a qualidade do ar que respiramos na cidade.

Batizado de TREEPODS (Projeto Boston Treepod Initiative), esta ideia consiste numa árvore artificial que utiliza energia verde – no caso, energia solar e cinética. A ávore é parecida com o dragoeiro (Dracaena draco), que é nativo dos arquipélagos das ilhas Canárias, Ilha da Madeira e Açores.

O dragoeiro foi escolhido como modelo por causa de seus amplos ramos e por sua copa na forma de um guarda-chuva, capaz de suportar os enormes painéis solares que fornecem energia à arvore artificial. Eles armazenam energia durante todo o dia, para que à noite possam alimentar as lâmpadas de LED colocadas nas árvores. Assim, os Treepods acabam sendo uma mistura entre árvores artificiais e postes de luz.

Porém, depois de várias tentativas, os pesquisadores perceberam que as árvores não poderiam funcionar apenas à base de energia solar.

Em vez de depender de plugues ou baterias, a fonte secundária escolhida foi a energia cinética das pessoas. Assim o projeto de árvores de mentira que funcionam de verdade ganhou gangorras que vão fornecer, por meio do balanço, energia para acionar os dispositivos.

Por Gladis Franck da Cunha inspirada por Douglas Onzi Pastori Sub-Coordenador do Curso de Design, que enviou links por e-mail.

Fontes:
TECHZINE e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário