quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Você sabia que gêmeos univitelinos podem ter tipos sangüíneos diferentes?


Caso verídico: uma mãe escreveu à revista Ciência Hoje, afirmando que tem gêmeos univitelinos, mas eles têm tipos sanguíneos diferentes. Heitor é tipo A positivo e Inácio B positivo.


- Como explicar isso?

O que ocorre nessas situações é o fenômeno do mosaicismo, esse fenômeno refere-se a mutações que acontecem após a fertilização, durante as primeiras divisões celulares do inicio do desenvolvimento embrionário de um organismo.

O que pode ter acontecido, nesse caso, é que as mutações nas enzimas responsáveis pela síntese dos oligossacarídeos que compõem os grupos sanguíneos foram inativados diferentemente em Heitor e Inácio.
Segundo o pesquisador, Franklin Rumjanek, que respondeu à pergunta da leitora, ambos os gêmeos possuem algumas células AB e a maioria das células A em Heitor ou B no caso de Inácio.

Porém, os reagentes usados comumente para testar os tipos sanguíneos não conseguem detectar quando há uma minoria de células de outro tipo, por isso eles acabaram sendo classificados como de tipo sanguíneos diferentes.

Em todo caso ambos não devem sintetizar os anticorpos anti A e anti B, mas testes mais precisos deveriam ser feitos parfa comprovar este fato.

Por Daiane Formentini e Gladis Franck da Cunha

Fonte:
RUMJANEK, F. Sou mãe de gêmeos univitelinos que têm tipos sanguíneos diferentes. Heitor é tipo A positivo e Inácio B positivo. Há outros casos assim? Como explicar isso? Ciência Hoje Vol. 43 n 254, p. 5, SBPC, novembro, 2008.
Fonte das imagens
Dicas, curiosidades e mais
Cuidar de bebe

8 comentários:

  1. Sou pai de gêmeas univitelinas
    Carolinny B+
    Chrystinny AB+
    Elas têm 6 anos
    São idênticas
    Meu sangue é B+
    Minha esposa A+

    ResponderExcluir
  2. Olá muito obrigada pelo seu relato, vou divulgar no facebook

    ResponderExcluir
  3. Sou gêmea univitelina mas minha irmã morreucom 43 anos. Não fomos criada com nossos pais biológicos, fomos doadas. Cada uma com uma família diferente. Nós nos conhecemos quando tínhamos 40 anos.Gostariamos de temos criadas juntas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! Gostaríamos de saber se quando se conheceram descobriram que tinham muitas semelhanças além das físicas?
      Às vezes, mesmo sendo criadas por pais diferentes os gêmeos têm muitas semelhanças de gostos, tanto nas escolhas profissionais como sociais em geral.

      Excluir
  4. Sou mãe de gêmeas univitelinas, são totalmente diferentes G1 A+ e G2 B+

    ResponderExcluir
  5. Olá. Obrigado pelo texto. Somos gêmeos bivetelinos. Recentemente, num exame e sangue de meu irmão sua tipagem sanguínea revelou-se AB+. Eu sou O+. Isso me surpreendeu. Fui pesquisar sobre. Descobri que meu pai era O+, ou seja, conforme a tabela de tipagem sanguínea isso não seria possível, já que minha mãe também é O+. Não sei o que fazer. Temos 40 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ,
      POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ISSO É POSÍVEL SIM!
      Muitas pessoas apresentam o efeito Bombaim que impede o aparecimento dos antígenos nos glóbulos vermelhos e quando são testados seu sangue é do tipo O, mas podem ter descendentes dos tipos A e B.

      como é explicado no texto da postagem deve ter havido uma mutação em você que impediu de expressar os antígenos expressos no seu irmão gêmeo.
      Pode ficar tranquilo.
      sds

      Excluir
  6. Tive gêmeas e elas não são idênticas e tem a tipagem sanguínea diferente uma e A+ e a outra e O+ e são univitelina

    ResponderExcluir