sábado, 24 de outubro de 2009

AULA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO DE MITOSE


A Mitose é uma das fases do Ciclo Celular, através da qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células filhas. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos e é dividido em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-se duas células-filhas com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de ADN característico da espécie (excepto se ocorrer uma mutação, fenômeno muito raro e acidental).


Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até aos organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou único processo de reprodução - reprodução assexuada.

PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO DE MITOSE

1. Obtenção do material
Material utilizado: 1 cebola (Allium cepa).
Procedimento: cortar as raízes velhas da cebola, com gilete ou estilete. Coloca-se água morna (temperatura de +- 20ºC) dentro de um copo não transparente, e neste coloca-se a cebola apenas com a região das raízes dentro da água. Na sequencia o copo com a cebola deve ser colocado dentro de um armário por 48h ou até as raízes atingirem 1cm em média.


2. Fixador: 3 partes de álcool e 1 parte de ácido acético.
O material deve permanecer de 2 a 24h no fixador. O fixador deixa o material mais resistente e aumenta a afinidade pelo corante.

3. Hidrólise:Transferir as raízes para uma solução normal de HCl. Deixar durante 10 minutos. Esse processo fará com que as células aumentem de tamanho, ou seja, elas incham para tornar melhor sua visualização.

4. Lavagem: Após os 10 minutos as raízes devem ser lavadas com água destilada por 1 a 2 minutos.

5. Coloração: a coloração é feita com Orceína Acética a 2% por 20 a 30 minutos.

6. Montagem da lâmina: Para a montagem da lâmina usa-se uma pinça para pegar a raiz. Esta é colocada sobre a lâmina e sobre ela é colocada uma lamínula e sobre essa é colocado papel dobrado. Para a preparação é necessário esmagar a raiz já na lâmina, com a ajuda de uma caneta do tipo Bic (usa-se a parte de trás da caneta).

7. Resultados: Na lâmina confeccionada observaram-se todas as fases da mitose, que foram fotografadas e editadas, veja abaixo:



Disciplina CITOGENÉTICA - Data da prática: 17/09/2009
Texto e fotos: ROBERTA BISSANI e SABRINA MAURER SCHUH
Revisão de texto e edição das imagens: Gladis Franck da Cunha
ilustração inicial: http://www.biology.ed.ac.uk/research/groups/earnshaw/Mitosis.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário