segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Exploração ambiental: consequências desastrosas da desmedida ambição humana!

Centralia (Pensilvânia, USA): Uma cidade fantasma que arde sobre um fogo inapagável.
Quando os ambientalistas se levantam contra a exploração descuidada ou abusiva dos recursos naturais, os empresários protestam indignados e contrapõem o progresso e os empregos que oferecem como justificativa dos seus atos.

Porém, em alguns casos as consequências da exploração desordenada consomem todos os lucros obtidos e fazem com que as pessoas percam, não apenas os empregos, como as casas e a própria cidade em que moravam. Esse foi o caso de Centralia, uma cidade mineradora, construída sobre longos túneis das minas de carvão, que pegaram fogo após um grave incidente.

Ainda hoje, 40 anos após o início do incêndio, o fogo continua queimando o subsolo da cidade, que apresenta temperaturas que já bateram os 77ºC. O governo dos Estados Unidos já gastou mais de 40 milhões de dólares no combate ao incêndio, mas como nada deu certo, restou a evacuação da cidadela, que já teve 2 mil habitantes e hoje está com apenas onze.
De acordo com especialistas, o fogo poderá continuar ativo por, pelo menos, mais uns 500 anos.
Vale à pena dar uma olhada nas fotos e saber mais sobre os sustos de curiosos que se aproximam para fotografar, lendo o artigo completo publicado no blog UNDERFLASH.

Esta postagem foi conhecida via LinkLog

Por: Gladis Franck da Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário