domingo, 8 de novembro de 2009

Valores e atitudes em relação ao meio ambiente!

Como estão suas ações individuais em relação ao meio ambiente?

Até onde irá a nossa indiferença

Abaixo destaco alguns links para reflexão:

1- Reduza, Reutilize e Recicle: assuma os 3Rs da responsabilidade individual com o planeta!
As mudanças climáticas e os resíduos sólidos estão entre as causas que ameaçam a sobrevivência humana na Terra. Entre as medidas a serem tomadas, algumas são da esfera privada e podem ser resumidas como os 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Para saber mais leia o artigo completo AQUI.

2- Campanha pela lei da sacola paga!
Desde que foram introduzidas no cotidiano da vida moderna, as sacolas descartáveis são fornecidas como uma espécie de brinde, o que fez com que a população perdesse o antigo hábito de levar suas próprias sacolas ao fazer compras. Os efeitos devastadores das sacolas são bastante conhecidos:

A) são uma bomba relógio lançada contra as futuras gerações até 400 anos depois da sua fabricação – tempo necessário para a decomposição do plástico;

B) destroem a vida marinha, pois as criaturas do mar ingerem-nas como alimento e morrem sufocados;

C) são causadores de inundações nas grandes cidades, pois entopem sistematicamente os bueiros;

D) ocupam grande volume nas células dos aterros sanitários, onerando ainda mais o tratamento do lixo público urbano. Para saber mais leia o artigo completo AQUI.

4-embalagens

3- 11 ações insignificantes que podem salvar o planeta.
Nas questões amplas das mudanças climáticas ao nível global, degradação dos ecossistemas em escala planetária e poluição, as pessoas tendem a permanecer em atitude passiva julgando que primeiro os grandes devam dar os primeiros passos. Enquanto todos permanecem neste imobilismo contemplativo bovino, o aquecimento global se apresenta como uma realidade catastrófica demais para ser ignorada.

Contudo, há muita coisa a ser feita por nós, as pessoas comuns, mais precisamente pequenas ações que sozinhas parecem representar uma gota no oceano. Assim, mesmo que as ínfimas ações aqui listadas produzam pouco estardalhaço, elas representam uma mudança de atitude com o planeta e isto é o que faz a diferença. Para saber mais leia o artigo completo AQUI.


4- Sacolas Plásticas são comestíveis.

Animais comem sacolas plásticas

Yes, we can change!
Foi o mote da campanha presidencial de Barack Hussein Obama II. A campanha que mais mobilizou a iniciativa individual na história dos EUA, pode ser a mola mestra para reverter o hábito arraigado do hiperconsumo. Assim, ao invés de continuarmos esperando que os grandes manifestem boa vontade nas conferências internacionais contra as mudanças climáticas, seria mais salutar que cada um de nós adotássemos o lema de Obama: sim, nós podemos mudar! Para saber mais leia o artigo completo AQUI.

Por: Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário