quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mulheres, como estão seus níveis de testosterona?

5- Extreme Bodybuilding - Colette Guimond

Como diz a roqueira Rita Lee, “Mulher é um bicho esquisito, todo mês sangra!

As alterações dos hormônios “tipicamente” femininos já tem sido bastante comentadas, mas nem só de estrógeno e progesterona vivem as mulheres, pois a testosterona também circula em nossas veias e afeta nosso comportamento.

Cientistas da Universidade de Chicago investigaram diferenças entre homens e mulheres em relação à aversão a riscos financeiros verificando as concentrações salivares de testosterona em mais de 500 estudantes de MBA.

No caso das mulheres, os níveis mais altos de testosterona circulante foram associados a uma menor aversão ao risco financeiro. Ainda nesse estudo, os níveis de testosterona e a aversão ao risco foram bons indicadores para se predizer as escolhas de carreira dentro da área financeira.

Ou seja, de acordo com os dados desse estudo norte-americano, podemos concluir que as mulheres que têm mais testosterona adquirem uma abordagem mais agressiva em relação à condução de sua carreira, algo que ainda é visto como característico dos homens.

Para quem quer saber mais e acessar o link da publicação americana...

O artigo completo, em português, bem escrito e divertido, foi publicado, originalmente, no blog RNAm e pode ser acessado clicando aqui.

Observação:

A "Gata" que está ilustrando esta postagem foi retirada de um texto do Blogpaedia sobre alguns dos efeitos da adminsitração de testosterona. Leia esse artigo clicando aqui.

Por: Gladis Franck da Cunha

2 comentários: