segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ALUNAS DA BIOLOGIA UCS/CARVI APRESENTAM OS RESULTADOS DE SUAS PESQUISAS NO X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS


O Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, realizado no período de 31 de agosto a 04 de setembro de 2009, foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representou um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades gaúchas e brasileiras.


O evento teve como um de seus objetivos principais proporcionar o intercâmbio de informações entre alunos de iniciação científica (bolsistas e/ou voluntários em pesquisa) e orientadores.

As acadêmicas Ângela Vailatti e Roberta Tognon apresentaram os resultados das pesquisas realizadas no Laboratório de Biologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

A banca examinadora, responsável pela avaliação dos acadêmicos, destacou o empenho das alunas na pesquisa e a importância dos trabalhos para a região da Serra Gaúcha e o Rio Grande do Sul. Também foi ressaltada a iniciativa dos trabalhos para o desenvolvimento de estudos em parceria com diferentes instituições de ensino e pesquisa.

Estas atividades envolvendo alunos da graduação são fundamentais para o fortalecimento e divulgação do nosso Núcleo de Pesquisa no CARVI (NP - Biologia, Controle, Diversidade, Morfologia e Taxonomia de Insetos).

Foram apresentados os trabalhos:

Espécies de Cigarrinhas (Cicadellidae: Cicadellinae) Potenciais Vetoras de Xylella fastidiosa em Pomar de Ameixeira no Rio Grande do Sul, Brasil” de autoria de Ângela F. Vailatti1, Rosane Benvenuti1, Cristiane Muller2, Marcos Botton3, João R. Spotti Lopes2, Aline Bertin3, Gervásio S. Carvalho4, Wilson S. de Azevedo Filho1 (1Faculdade de Ciências Biológicas, UCS/CARVI, 2Laboratório de Entomologia, ESALQ/USP, 3Embrapa Uva e Vinho, CNPUV, 4Faculdade de Biociências, PUCRS).

Cigarrinhas (Cicadellidae: Cicadellinae, Proconiini) Potenciais Vetoras de Xylella fastidiosa em Pomar de Citrus deliciosa (Rutaceae) no Rio Grande do Sul, Brasil” de autoria de Roberta Tognon1, Daiane Ferri1, Wilson S. de Azevedo Filho1, Gervásio S. Carvalho2 (1Faculdade de Ciências Biológicas, UCS/CARVI, 2Faculdade de Biociências, PUCRS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário