sábado, 29 de agosto de 2009

Uma publicação eletrônica sobre Bioindicadores.

A contaminação do solo, da água e do ar pelos dejetos das indústrias e por todo o lixo gerado nas cidades; a devastação das florestas causada pelas madeireiras e pelos grandes criadores de gado; e a utilização de agrotóxicos e pesticidas nas plantações são os grandes vilões das atividades humanas, que põem em risco a preservação da Natureza.

Os sinais de desequilíbrio ambiental podem ser detectados através do uso dos bioindicadores, ou seja, organismos vivos que dependendo do modo como são encontrados (ou, SE são encontrados) em determinado ecossistema diagnosticam a sua qualidade e seu nível de contaminação.

Os bioindicadores são o tema da 17ª edição da ClickCiência, uma publicação eletrônica, que partiu em busca das mais recentes pesquisas brasileiras na área, para elaborar um panorama do que tem sido estudado e descoberto sobre esses organismos que são verdadeiros sinalizadores do impacto da ação do Homem sobre a Natureza.

Por exemplo, um dos artigos avalia a utilização de larvas de abelhas Africanizadas (Apis mellifera) como bioindicadores da presença de resíduos de Thiamethoxam.

O editorial, que serviu de base para esta postagem, foi publicado no Blog “Por dentro da Ciência” e a referida edição da ClikCiência pode ser acessada clicando aqui.

Por: Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário