Por Simone D. C. Lemos
O trabalho desenvolvido pelos professores só atingirá os objetivos se esses reestruturarem a visão de ensino como transmissão de conhecimentos, segundo a qual o professor é detentor dos saberes a serem transmitidos e o aluno o receptor passivo do que lhe é ensinado.
Precisamos rever o contexto histórico, onde o professor é visto somente como alguém capacitado para dar aulas, pois essa característica não mais se constitui como relevante no processo de aprendizagem.
Ser professor é proporcionar ao aluno situações enriquecedoras, que assegurem a sua aprendizagem. Constitui-se como adequada a aprendizagem na qual, ambos, professor e aluno, aprendem, pensam e analisam situações, garantindo assim, o êxito nesse esforço compartilhado.
Oportunizar espaços de conhecimento, vivenciando experiências, valorizando aspectos culturais e sociais, encorajando assim, seus alunos a assumirem responsabilidades e conquistarem lideranças se constitui no verdadeiro papel do professor. Nessa interatividade é possível, professor e alunos, estabelecerem uma proposta de trabalho que privilegie o pensar, o refletir e o construir.
O professor inovador é aquele que reflete constantemente sobre sua prática, seu planejamento e sua avaliação, estabelecendo metodologias que enriquecem o processo. Orientar situações de aprendizagem que envolvem a pesquisa, a discussão, a reflexão e o partilhar de opiniões, são ações importantes na construção do conhecimento e da autonomia.
A relação entre o educando e o objeto de estudo deve ser mediada pelo professor, conferindo ao aluno formas de superação e projeção da ação, dando sentido às suas vivências, fazendo elaborações pessoais e não somente reproduzindo atividades.
Para Gómez e Sacristán (1998), o professor aprende a ensinar e ensina a prender, mediando e interferindo para facilitar o processo e jamais para substituir a construção feita pelos alunos, reflete sobre suas interferências, levando a uma compreensão do mundo.
Entende-se por educador aquele que possui como objetivo mediar, estimular e instigar o educando na busca da construção do conhecimento, resgatando e integrando o aluno nesse processo.
Ser professor exige conhecimento das teorias de aprendizagem, reflexão sobre a avaliação e orientação, não valorizando somente o conhecimento teórico, mas fazendo da prática a reconstrução do conhecimento, relacionando-a com situações do cotidiano. A prática não desvaloriza a teoria, pois prioriza a construção de atitudes e compromissos, destacando o perfil do professor.
Complete sua leitura com as duas primeiras partes desse estudo.:
Parte 1 - Ser professor parte 1.
Parte 2 - As várias dimensões de ser professor.
Referência:
GÒMEZ, H.I.P., SACRISTÀN, J.G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
Fonte da Ilustração: De Casa em Casa
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