segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CURSO DE BIOLOGIA – CARVI PRESENTE NO PROJETO RONDON 2014 – OPERAÇÃO PORTAL DA AMAZÔNIA

Abertura das atividades em Estreito – Equipes da Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Prefeito e Secretários Municipais

Desde segunda-feira, dia 27/01/2014, a UCS está participando do Projeto Rondon – Operação Portal da Amazônia Estreito, no Maranhão. A coordenação da equipe está a cargo da Professora Gisele Cemin com o apoio da Professora Vania E. Schneider. ambas do Curso de Biologia do CARVI. O grupo é composto ainda por 8 alunos dentre os quais dois estão representando também o Curso de Biologia. 

O grupo se divide em ações destinadas aos moradores da localidade. Aulas sobre astronomia, capacitação em comunicação e expressão corporal, encontros para orientação de lideranças locais, palestras sobre gerenciamento de , mapeamento de pontos turísticos e elaboração do mapa turístico do município e oficinas de conscientização ambiental. são exemplos do trabalho desenvolvido no município.



Os alunos da Biologia estão desenvolvendo oficinas referentes  a compostagem e hortas nas escolas, estas, mais direcionadas aos alunos, onde é ressaltada  a importância da uma alimentação saudável, além do reaproveitamento de restos de alimentos, e demonstração na pratica da montagem de hortas tanto  no sistema convencional como as hortas suspensas. Estão sendo ministradas ainda  aulas de informática básica para a população local.

Destaca-se o trabalho desenvolvido pelos alunos da Biologia, Ronaldo Belenzier e Carla Rossi que tem demonstrado profundos conhecimentos nas mais diferentes áreas, uma característica da nossa formação, mas acima de tudo um forte senso de responsabilidade e compromisso com o desafio que é o Projeto Rondon. 

Ronaldo e Carla são exemplos de profissionais cidadãos comprometidos e que conseguem atuar frente as mais diferentes situações tendo sempre uma “carta na manga” a oferecer. Trabalhando com os mais diferentes públicos, nossos alunos têm sido elogiados recebendo o carinho de crianças, jovens e adultos.
 
Na foto, Ronaldo Belenzier e Carla Raquel Rossi do curso de Ciências Biológicas do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Segundo Ronaldo Belenzier:  “o RONDON, além de ser uma grande oportunidade de por em pratica os conhecimentos adquiridos durante a faculdade, também serve para adquirir novos aprendizados ou reforçar o que já foi visto durante a graduação, um exemplo claro disso é que aqui no município de Estreito onde pode-se observar vários ecossistemas diferentes como o cerrado, que é o predominante, além de trechos de floresta amazônica, e mata de cocais entre outros. Além disso a convivência com outros colegas e com pessoas de outras regiões proporcionam uma experiência única, além de quebrar alguns preconceitos sobre o local visitado como é o caso do estado do Maranhão, já que o que se vê aqui é totalmente diferente do que o que  é mostrado pela mídia”.

Na opinião da acadêmica Carla Raquel Rossi o projeto Rondon é uma experiência de cidadania, de troca de conhecimento, de trabalho em equipe, mas acima de tudo uma experiência de vida. É a oportunidade transmitir um pouco do que aprendemos na nossa caminhada acadêmica, de ensinar e aprender sobre a cultura local, de mostrar a nossa cultura também, de compartilhar e conhecer as histórias do povo de Estreito, de ouvi-los e de fazer o bem e assim, poder deixar nossa marca no coração dos Estreitenses”.

Alunos que integram o Projeto Rondon 2014 – Operação Portal da Amazônia
Greyce Kelly Pellin (Educação Física)
Phillipe Dummer (Ciências Biológicas-CCAB)
Franco Lorenzo Bossardi (Comércio Internacional)
Nicolas Finckler (Engenharia Ambiental)
Fabiano Sartori (Engenharia Civil)
Ronaldo Bellenzier (Ciências Biológicas-CENT/CARVI)
Maiara Calgaro (Jornalismo)
Carla Rossi (Ciências Biológicas-CENT/CARVI).


Texto encaminhado pela Professora Dra. Vânia E. Schneider.

Um comentário:

  1. Normatização de trabalhos acadêmicos.
    Qualidade e preço justo.
    robinson.beneduzi@gmail.com
    www.digitacaoabnt.blogspot.com
    (51)97149377

    ResponderExcluir