sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Extinção de cavernas, extinção de espécies (resumo)

Imagem: CECAV
As cavernas são importantes para os ecossistemas onde estão inseridas. As espécies que constituem as comunidades cavernícolas, apresentam diferentes histórias evolutivas e podem mostrar variadas interações que ampliam a chance de a comunidade permanecer indefinidamente no sistema cavernícola, mantidas as condições ambientais e a importação de nutrientes. O grau de estruturação de uma comunidade cavernícola não depende do número de espécies que a compõe, e sim da força das interações. São estas que possibilitam a coexistência, a longo prazo de muitas espécies.

As comunidades cavernícolas são, em muitos aspectos, bastante peculiares. Por isso, quaisquer impactos nesses ambientes podem ser bem mais prejudiciais a esses organismos que os ocorridos em sistemas externos. As atividades humanas de efeito indireto sobre elas, como o desmatamento ou a poluição dos rios, ou de impacto indireto, como mineração de calcário ou exploração turística, podem causar sérios danos à sua fauna, em especial reduzindo o número de espécies.

Para a preservação, é fundamental que a situação de uma caverna não sofra modificações. Em geral, impactos que produzem alterações rápidas e intensas podem causar distúrbios mais sérios, inclusive levando à extinção algumas espécies. A intensidade do impacto tem, portanto, maior influência sobre a capacidade de reestruturação de comunidades cavernícolas que o tempo decorrido desde a ocorrência desse impacto. A preservação das cavernas é muito importante porque esses ambientes favorecem a ocorrência de grande número de espécies, que podem apresentar, em conjunto, uma série de interações importantes. E com esse alto número de espécies e interações, são excelentes locais para a pesquisa ecológica.

Texto original: Ferreira, Rodrigo Lopes e Martins, Rogério Parentoni (2001), “Cavernas em risco de “extinção” ”. Ciências Hoje, volume 29, número 173, páginas 20 à 28.

Resumo organizado por: Gabriela A. Gasparin
Disciplina de Modelos e Processos Evolutivos
Professora: Gladis Franck da Cunha

2 comentários:

  1. Foi muito prazeroso ler e fazer esse resumo!

    ResponderExcluir
  2. Atualmente muitos ambientalistas estão preocupados com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição, a introdução de novos predadores e principalmente destruição do habitat. No caso do trabalho " Extinção das Cavernas, extinção de espécies", estamos lidando com algo extremamente delicado, na qual espécies habitam esses lugares e dependem deles para sobreviver. Tais lugares são ricos em beleza e em diversidade, porém que estes estão sendo invadidos pelo homem na forma de turismo. O simples fato de modificar estes locais para melhor atração turística, espanta esses animais que sem escolha acabam morrendo. Ao ler este trabalho me sinto mais tranquila em saber que existem pessoas preocupadas da mesma forma que eu em preservar esses ambientes.

    Rosiendi Menin

    ResponderExcluir