quinta-feira, 20 de junho de 2013

Exame de sangue é capaz de identificar uma única célula cancerosa

Atualmente um dos grandes males que atinge e preocupa nossa sociedade é o elevado número de pessoas que vem sendo atingidas pelo câncer. Este é um conjunto de mais de cem doenças que tem em comum o crescimento (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar rapidamente (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acumulo de células cancerosas). Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao tecido original, não constituindo um risco de vida.

Devido à gravidade do assunto este se tornou alvo de muitas pesquisas científicas buscando-se uma solução para a temível doença. Uma das mais recentes descobertas a respeito foi realizada por cientistas dos Estados Unidos, que desenvolveram um teste sanguíneo que pode identificar uma única célula cancerosa entre milhares de saudáveis.

Células cancerosas dispersas no sangue significam que o tumor se espalhou ou poderá se espalhar para outras partes do corpo. O teste pode capturar essas células com potencial para se transformar em muitos tipos de câncer, especialmente de mama, próstata, cólon e pulmão. Inicialmente os médicos pretendem utilizar o exame para melhor fazer o acompanhamento de pacientes que já se encontram com a doença para averiguar qual tratamento é melhor em cada caso e descobrir, de forma mais rápida, se eles estão funcionando adequadamente. O exame funciona como uma “biópsia líquida” que evita a remoção dolorosa de tecido de amostra e pode ser uma maneira melhor de monitorar pacientes do que as tomografias periódicas.

Hoje muitas pessoas têm seus diagnósticos feitos através de biópsias por agulha, porém esse tipo de exame não oferece uma amostra suficientemente grande para determinar quais genes controlam o crescimento do tumor. E, geralmente, o médico prescreve um tratamento por dois meses e depois pede uma tomografia para avaliar o efeito do medicamento. Entretanto alguns pacientes conseguem viver apenas o tempo de testar um ou dois tratamentos então um teste que possa avaliar os resultados mais cedo, investigando as células cancerosas no sangue, pode dar mais opções aumentando assim a estimativa de recuperação ao paciente.
Teste CTC

O teste conhecido pela sigla CTC (células de tumor em trânsito, em inglês), irá usar um microchip que lembra uma lâmina de laboratório coberta por 78.000 minúsculos cilindros, como cerdas de uma escova de dente. Os cilindros são cobertos de anticorpos que se ligam às células cancerosas. Quando o sangue passa pelo chip, as células batem nos cilindros como bolas em uma máquina de pinball. As células de câncer ficam presas e recebem um brilho artificial para facilitar a análise dos médicos e pesquisadores para que possam contar quantas ficaram e, em seguida, capturá-las para estudo.

Apesar de primeiramente o exame ter sido apenas usado em pacientes que já apresentem a doença, o método é capaz de detectar a presença de células doentes mesmo quando os sintomas clínicos do câncer ainda não se manifestaram. Isso quer dizer que o novo exame poderá, no futuro, prever casos da doença com muita antecedência, aumentando exponencialmente as chances do paciente.

Fontes:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/biopsia-liquida-nova-esperanca-contra-o-cancer


Resumo elaborado pelas acadêmicas: Camile Posa, Gabriela Schafer, Jeanina Dors e Tatiane Eitelven
Prática pedagógica da Disciplina Biologia Celular.

3 comentários:

  1. O que mais achei relevante nessa pesquisa, foi o novo método de análise para detectar o câncer em pacientes. O CTC, com sua capacidade de preveros casos de cânceres ainda não manifestados, aumentando a recuperação dos pacientes chamou-me atenção. Em geral uma pesquisa muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. O que mais achei relevante nessa pesquisa, foi o novo método de análise para detectar o câncer em pacientes. O CTC, com sua capacidade de preveros casos de cânceres ainda não manifestados, aumentando a recuperação dos pacientes chamou-me atenção. Em geral uma pesquisa muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Ainda que a biópsias por agulha consegue diagnosticar um indivíduo esta ou não com câncer,não monstra uma resultado significativo.Este novo método CTC venho para revolucionar,aumentando ainda mais as chances de recuperação,mostrado se há celular doentes,e assim podendo tratá-las o mais rápido possível,evitando algo mais grave . Muito boa matéria.

    ResponderExcluir