domingo, 2 de junho de 2013

Aves que ocorrem em Bento Gonçalves: Fim-fim

Fim-fim macho adulto
Nome científico: Euphonia chlorotica

Outros nomes populares: Fim-fim (vim-vim, fi-fi-verdadeiro , vem-vem, vi-vi, puvi).

Características físicas: Mede 9,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 8 gramas (macho). Além do colorido do macho, outra característica marcante nessa ave é o canto assobiado, igual para ambos os sexos, , usado para contato entre o grupo e origem dos nomes comuns. Sua voz pode ser facilmente reconhecida: “di-di”, “vi-vi”, “vem-vem” ou “fi-fi”.

O canto é fraco, chilreado rápido podendo lembrar o de um pintassilgo. Também imitam outras aves. Macho e fêmea chamam-se nas andanças pela mata. À distância, pode ser confundido com um dos chamados do risadinha, quando faz fi-fi.

A fêmea é verde-olivácea, de fronte amarelada e ventre esbranquiçado.

Fim-fim fêmea

 Alimentação: Frugívoro. Geralmente pousa ao lado de um cacho de frutos e os ingere um após o outro.

As sementes ingeridas passam intactas pelo tubo digestivo e quando eliminadas junto com as fezes, muitas vezes aderem a um tronco de árvore ou caem no solo onde germinam. Por isso são consideradas excelentes aves dispersoras de sementes.

Infelizmente, como apreciam muito as frutinhas das ervas-de-passarinho,  ingerindo a polpa dos frutos e a semente e deixando cair a casca, acabem disseminando estas espécies parasitas.

Existe uma particularidade anatômica que muito singulariza esta ave, que é a não existência de moela, sendo, o próprio papo bastante atrofiado. Tal simplicidade do aparelho digestivo revela claramente o regime frugívoro levado ao extremo.
 
Fim-fim macho filhote
Hábitos: Habita a mata baixa e rala, mas visita as áreas de vegetação mais densa na procura de alimentos, sempre na parte mais alta da árvore ou arbustos maiores. Costuma movimentar-se no meio da folhagem das copas, não se aproximando do chão.

Resumo de Fernanda Aimi, disciplina de Ensino de Ciências (Pedagogia)

Fontes:
RIBEIRO, A. G. ; BENEDETTI, A.J. ; CENCI, B.T. Guia prático da observação de aves de Bento Gonçalves. Nova Letra: Florianópolis, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário