segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A saída à campo da X Semana Acadêmica.

Um dia sombrio e chuvoso se transformou numa fantástica tarde...

Para comemorar o dia do Biólogo o Centro Acadêmico da Biologia do CARVI organizou as atividades da semana acadêmica entre os dias 1 e 4 de setembro de 2010.

As atividades iniciaram com palestras sobre Poluição Luminosa, Biogeografia nos tempos de Darwin e uma oficina sobre Artesanato Ecológico. Para o sábado foi programada uma saída á campo e palestra no Sítio Três Figueiras.


Com uma área de 8,5 hectares com morros , matas, campos, açudes e riachos , o Sítio 3 Figueiras conta com uma infraestrutura que permite desenvolver atividades de caminhada ecológica, numa trilha de 5.200 m, que atravessa vários microambientes.


Os dias destinados à X Semana Acadêmica  intercalavam períodos de chuva e céu encoberto, mas decidiu-se fazer a saída à campo no sábado, mesmo que houvesse uma chuva miúda. No dia da saída o dia amanheceu mais encoberto que na véspera e, assim que o ônibus deixou o campus, a chuva começou a cair de forma contínua e aumentando.

Chegamos a Novo Hamburgo e começamos a vestir nossas roupas impermeáveis. Todos estavam um tanto melancólicos ao pensar em uma caminhada abaixo de chuva. Porém pela manhã a programação era uma palestra num galpão coberto. Enquanto ficávamos conhecendo um pouco mais das atividades de recuperação do palmito Juçara, das armadilhas fotográficas que já revelaram a presença de gato do mato, jaguatirica, cachorro do mato, mão pelada, entre outros animais silvestres nativos do Rio Grande do Sul.

Porém a chuva prosseguia e estava mais frio do que a maioria de nós imaginou...
Saímos da palestra direto para o almoço e já pessávamos em encurtar o percurso para ninguém pegar uma pneumonia, quando pela graça Divina a previsão se cumpriu e ao final do almoço a chuva parou e o céu limpou nos brindando com uma adorável tarde ensolarada.


Após realizarmos exercícios de aquecimento, partimos para a trilha que ofereceu uma vivência emocionante numa vegetação repleta de figueiras, grutas, rotas antigas, etc.


Encontrou-se até mesmo um inusitado ninho de urubu no oco de uma das figueiras, fascinante... Ao final da trilha se chega ao Sítio das Figueiras onde é possível visitar uma estufa com fantástica coleção de cactáceas, suculentas e Bonsai.


Enfim, o Cabio acertou em cheio na escolha do local e dia desta inesquecível vivência ecológica no Sítio Três Figueiras, que muito contribuiu para a formação dos novos biólogos.


Por Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário