domingo, 11 de julho de 2010

Uma saída de campo com chuva, lama e muita atitude!

Biologia UCS/CARVI na FLONA (2010)

A Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA) é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e caracteriza-se como uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas. O objetivo desse tipo de Unidade de Conservação é compatibilizar a conservação da natureza com o uso múltiplo sustentável dos seus recursos naturais e estimular a pesquisa científica.


A Unidade de Conservação localiza-se no município de mesmo nome (no nordeste do Rio Grande do Sul) caracterizado pelos Campos de Cima da Serra (Estepe) e pelas matas com araucária (Floresta Ombrófila Mista ou Mata Atlântica - lato sensu). A região é uma das mais úmidas do estado, com pluviosidade superior a 2.000mm e com temperatura média anual de aproximadamente 14,5°C.

A saída de campo, realizada no dia 19 de junho para a FLONA, foi fundamental para consolidar os conteúdos desenvolvidos na disciplina de Ecologia Geral. A saída contou com a participação de 26 alunos do curso de Biologia, o professor responsável e um guia local.

Apesar da alta pluviosidade e muita lama nas trilhas, os participantes mostraram muita disposição e comprometimento no desenvolvimento das atividades. O uso de equipamentos adequados para essas condições do tempo, como botas e capas de chuva, foi muito importante.

Dessa forma, se você pretende ser um “biólogo de verdade” esteja sempre preparado para ir a campo e enfrentar as intempéries quando necessário. Afinal seu estágio, trabalho de conclusão, dissertação de mestrado, tese de doutorado ou atividade profissional pode e vai depender disso.

Texto e foto por Wilson Sampaio de Azevedo Filho

Um comentário:

  1. Uhuuuul !
    Adorei!! Realmente foi uma saida mmuiiito legal, com muitaaa lama, chuva, barro e tudo mais! :)
    Muito proveitosa, afinal pudemos conhecer como funciona um parque voltado à preservação!
    Agora estamos aguardando a próxima saida, só para "biologos de verdade"! haha :D

    ResponderExcluir