quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Novo Mestrado na UCS - Edital



EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES - 2013


1. Abertura

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico torna públicas as condições que regem o Processo Seletivo para fins de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na modalidade Mestrado Profissional  (PPG ECM), a ser ministrado na Cidade Universitária, Caxias do Sul, a partir do mês de abril de 2013.


2. Inscrições

2.1. Período e Local

As inscrições deverão ser efetuadas entre os dias 21 de janeiro e 8 de março de 2013, na Secretaria do CCET, Bloco V, Campus Universitário de Caxias do Sul, Sala 301, das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h, ou via postal, por correio expresso (Sedex, Fedex ou DHL), observada a data limite de 4 de março de 2013 para postagem.

2.2. Taxa

Uma taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00 (setenta reais), deverá ser paga por meio de depósito bancário no Banrisul, conta nº 06200.0020-7, agência 0824, ou no Banco do Brasil, conta nº 150000-7, agência 3412-6, ou no Banco Santander, conta nº 13000274-2, agência 2087.

2.3. Documentação

Os documentos necessários à realização da inscrição são os seguintes:
- Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado;
- Cópia autenticada do documento comprobatório de conclusão de curso ou declaração de que se trata de aluno concluinte;
- Cópia do histórico escolar de graduação;
- Currículo da Plataforma Lattes/CNPq, com os documentos comprobatórios;
- Cópia de documento de identidade, do CPF e da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.


3. Vagas

São oferecidas 15 vagas para o Curso, distribuídas entre as duas linhas do Programa:

1- Fundamentos e estratégias educacionais no ensino de Ciências e Matemática;
2- Tecnologias, recursos e materiais didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

4. Seleção

            O processo de seleção para ingresso no PPG ECM será composto de duas etapas:

1ª. ETAPA: PROVA ESCRITA

A prova escrita, de caráter eliminatório, será realizada no dia 13 de março de 2013, com início às 19h e 30 min e término às 22h e 30 min, no Bloco V, Cidade Universitária, Caxias do Sul. Esta prova constituir-se-á de questões de interpretação de texto e terá duração de 3 horas (três horas).

Constituirão elementos para avaliação da prova escrita:

- clareza, coerência e coesão do conteúdo desenvolvido;
- caráter argumentativo deste conteúdo;
- capacidade de síntese e
- adequação da linguagem empregada.

Serão classificados para a segunda etapa os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 70% na avaliação da primeira etapa. A divulgação dos classificados para a segunda etapa e a ordem de apresentação dos trabalhos será feita no dia 18 de março de 2013.


2ª. ETAPA: DEFESA DA PROPOSTA DE TRABALHO DE MESTRADO E ANÁLISE DOCUMENTAL

Esta etapa consiste de:

I) defesa individual da proposta de trabalho de mestrado:

Será feita perante uma Comissão de Seleção para os candidatos classificados na primeira etapa, nos dias 20 de março, das 19h às 22h30min e 21 de março, das 8h às 12h e das 14h às 20h, tendo por local o PPG ECM. O tempo de apresentação da proposta é de 10 (dez) minutos, acrescido de outros 10 (dez) minutos para perguntas dos componentes da banca de avaliação. A ordem de realização das defesas dos projetos, de caráter individual, pelos/as candidatos/as observará rigorosamente a ordem de número de inscrição no Processo Seletivo.

Por ocasião da defesa, o (a) candidato (a) também apresentará por escrito a proposta de seu  trabalho de Mestrado, até um limite de quatro laudas, contendo os elementos essenciais da apresentação (ver anexo 1 deste Edital para maiores informações).


II) Análise documental:

Os documentos apresentados na inscrição serão analisados pela Comissão de Seleção. 

Os seguintes itens serão avaliados no currículo:

a) Titulação (peso 30%)
b) Publicações (peso 35%)
c) Experiência profissional (peso 35%)


NOTA: Uma vez o candidato aprovado e classificado para ingresso no curso, sua proposta de trabalho poderá ser redimensionada ou redirecionada para uma das linhas de pesquisa do Programa, considerando o número disponível de vagas por orientador (conforme diretrizes da CAPES para a área) e a respectiva linha de pesquisa e área de atuação docente.


5.                  Seleção dos Candidatos

5.1 O processo de seleção será coordenado por uma Comissão de Seleção, constituída de professores do Programa indicados pela Coordenação.

5.2 A seleção dos candidatos considerados aptos a ingressar no Programa far-se-á por ordem de classificação, observada a pontuação total obtida nas etapas de avaliação e o número de vagas. A nota final, para efeitos de classificação, será composta da seguinte forma: 3,5 pontos (três pontos e meio) pontos para a primeira etapa, 3,5 pontos (três pontos e meio) para a segunda etapa e 3,0 pontos para a análise de currículo.

5.3 Em havendo desistências, os candidatos subsequentes serão chamados, por ordem de classificação, até completar o número de vagas.

6. Divulgação dos Resultados

6.1. A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados será feita no dia 25 de março de 2013, na página on line do PPG ECM.
      
A relação dos candidatos classificados será publicado no dia 25 de março. As matrículas ocorrerão nos dias 26 e 27 de março. O início das aulas está previsto para o dia 1 de abril.

7. Matrícula

7.1 Data e Local

As matrículas deverão ser efetuadas na Secretaria do PPG ECM, entre os dias 26 e 27 de março de 2013.

NOTA: No ato da matrícula, o candidato selecionado deverá apresentar documento comprobatório de conclusão da graduação.


8. Validade do Processo Seletivo

O processo seletivo, objeto do presente Edital, é válido somente para o ingresso da primeira turma do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, que terá início no primeiro semestre de 2013.


Caxias do Sul, 30 de novembro de 2012.





                                                   Prof. Dr. José Carlos Köche
Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário