quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mostra Didática de Ciências Exatas e da Natureza



Os trabalhos desta mostra são o resultado das atividades desenvolvidas durante as disciplinas de Geologia (CIB0388X) e Paleontologia e Paleoecologia (CIB0394X) do curso de Ciências Biológicas, Bento Gonçalves.

O principal objetivo desta atividade é o de proporcionar aos alunos uma experiência de prática e divulgação científica.

A mostra tem ainda o objetivo complementar de difundir junto à comunidade acadêmica conteúdos da área das ciências geológicas e paleontológicas de interesse geral.

A Geologia é a ciência natural que, através das ciências exatas e básicas (Matemática, Física e Química) e de todas as suas ferramentas, investiga o meio natural do planeta.

A Paleontologia é a ciência que estuda a evolução dos seres vivos ao longo do tempo geológico através de registro fóssil, combinando métodos e conceitos das ciências geológicas e biológicas. Os fósseis são restos ou vestígios de animais ou de vegetais que viveram no passado geológico e que se conservaram nas rochas.

Visando ampliar a percepção da aplicação dos conteúdos estudados, os alunos desenvolveram trabalhos de revisão sobre temas complementares. Os temas, escolhidos pelos alunos sob orientação da docente, buscaram caracterizar a evolução da vida ao longo das diversas Eras Geológicas e abordar tópicos relacionados à Geologia Aplicada, com ênfase no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Organizadora: Profa. Cláudia Pinto Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário