sexta-feira, 6 de abril de 2012

Paramécios em grande aumento.

Os paramécios são protozoários ciliados.

Os vídeos abaixo mostram estes organismos visualizados em grande aumento, de forma que algumas estruturas celulares podem ser observadas.

Neste vídeo é possível visualizar a citofaringe em atividade enquanto o Paramécio se alimenta.

Já o próximo video mostra o Paramecium bursaria, uma espécie que tem uma relação mutualística simbiótica com algas Zoochlorella.

 A denominação Zoochlorella (Zoochlorellae no plural) costuma ser utilizada para se referir a qualquer alga verde que viva em simbiose dentro do corpo de invertebrados ou protozoários de água doce ou marinha.

A relaçãoe entre ambos é mutualística porque as algas que vivem no citoplasma do Paramecium bursaria fornecem nutrientes, enquanto o Paramecium fornece a elas movimento e proteção. 

O P. bursaria tem 80-150 micrômetros de comprimento, com uma citofaringe grande, dois vacúolos contráteis, um micronúcleo, bem como um macronúcleo individuais.

 P. bursaria é a única espécie de Paramecium que forma relações simbióticas com algas, no vídeo é visualizado com aumento de 400X através de microscópio óptico que utiliza uma combinação de campo escuro e contraste de fase.


Agora que a maioria das escolas tem disponibilidade de projetores multimída, estes vídeos podem ser excelente material de apoio didático para zoologia ou ecologia. Para isto, cliquem para assistir no Youtube e façam dowload, pois ambos estão disponíveis para isto.

 Por Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário