Os paramécios são protozoários ciliados.
Os vídeos abaixo mostram estes organismos visualizados em grande aumento, de forma que algumas estruturas celulares podem ser observadas.
Neste vídeo é possível visualizar a citofaringe em atividade enquanto o Paramécio se alimenta.
Já o próximo video mostra o Paramecium bursaria, uma espécie que tem uma relação mutualística simbiótica com algas Zoochlorella.
A denominação Zoochlorella (Zoochlorellae no plural) costuma ser utilizada para se referir a qualquer alga verde que viva em simbiose dentro do corpo de invertebrados ou protozoários de água doce ou marinha.
A relaçãoe entre ambos é mutualística porque as algas que vivem no citoplasma do Paramecium bursaria fornecem nutrientes, enquanto o Paramecium fornece a elas movimento e proteção.
O P. bursaria tem 80-150 micrômetros de comprimento, com uma citofaringe grande, dois vacúolos contráteis, um micronúcleo, bem como um macronúcleo individuais.
P. bursaria é a única espécie de Paramecium que forma relações simbióticas com algas, no vídeo é visualizado com aumento de 400X através de microscópio óptico que utiliza uma combinação de campo escuro e contraste de fase.
Agora que a maioria das escolas tem disponibilidade de projetores multimída, estes vídeos podem ser excelente material de apoio didático para zoologia ou ecologia. Para isto, cliquem para assistir no Youtube e façam dowload, pois ambos estão disponíveis para isto.
Por Gladis Franck da Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário