segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ALUNAS DA BIOLOGIA UCS/CARVI SÃO APROVADAS PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS



As acadêmicas Roberta Tognon e Rosângela Brito, integrantes do Núcleo de Pesquisa no CARVI (NP - Biologia, Controle, Diversidade, Morfologia e Taxonomia de Insetos), foram aprovadas para programas de pós-graduação em nível de Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

As atividades de pesquisa (na área de entomologia) desenvolvidas pelas alunas durante a graduação, realizadas no Laboratório de Biologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, foram fundamentais para o treinamento e fortalecimento de seus conhecimentos permitindo a aprovação nos cursos de mestrado da UFRGS. Dessa forma, o laboratório de Biologia do CARVI se destaca como um espaço de socialização de atividades de pesquisa que proporciona o intercâmbio de informações entre alunos de iniciação científica (bolsistas e/ou voluntários em pesquisa) e orientadores.

A aluna Roberta Tognon foi aprovada para o Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPG Fitotecnia) - Faculdade de Agronomia.
A aluna Rosângela Brito foi aprovada nos Programas de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPG Fitotecnia) e Biologia Animal (PPGBAN) - Instituto de Biociências.

O PPG Fitotecnia oferece formação nos níveis Mestrado e Doutorado. O Mestrado iniciou suas atividades em 1965, no então Curso de Pós-Graduação em Agronomia, e o Doutorado em 1987. Ambos os níveis são credenciados pelo Ministério de Educação, com conceito "5" na última avaliação da CAPES. O Programa oferece sete ênfases: Agrometeorologia; Entomologia; Fisiologia e Manejo Vegetal; Fitopatologia; Herbologia; Horticultura; Melhoramento e Biotecnologia Vegetal. O PPG Fitotecnia busca ampliar o conhecimento teórico e experiência prática dos estudantes de pós-graduação para que possam competir no mercado de trabalho, cada vez mais especializado, tanto no setor público como no setor privado.

O PPGBAN visa à formação de profissionais qualificados em pesquisa e desenvolvimento científico em três áreas principais de atuação: Biologia e Comportamento Animal; Biodiversidade e Biologia Comparada. Com forte produção científica e a ênfase na realização de convênios e intercâmbios nacionais e internacionais em busca da excelência científica, o PPGBAN recebeu conceito “5” na última avaliação da CAPES, confirmando sua evolução e tendência de crescimento.

É importante ressaltar que além do curso de mestrado sem qualquer custo as acadêmicas, devido a uma ótima classificação nos processos de seleção, serão contempladas com bolsas de estudo do CNPq e CAPES segundo os respectivos PPGs.

PARABÉNS ÀS NOSSAS ALUNAS E TODO SUCESSO NESSA NOVA CAMINHADA! 

Texto e imagem: Prof. Wilson Sampaio de Azevedo Filho

4 comentários:

  1. O legal dessa história é que elas realizaram suas pesuisas totalmente no CARVI.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professor!!!

    Tenho muito a agradecer à todo o pessoal do laboratório e principalmente aos professores do curso.
    O apoio de vocês foi fundamental!!
    Levarei comigo tudo o que aprendi com vocês... SEMPRE!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa vitória demonstra a força do nosso núcleo de pesquisa e do corpo docente do CARVI e é claro, de nossa própria força de vontade; e já não tem mais palavras de agradecimentos de tanta emoção, e certamente quem nos foi fundamental para esta conquista jamais será esquecido.
    Obrigada prof. Gládis
    E MUITO obrigada, eternamente grata, prof. Wilson.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS MENINAS!!!!!! Vocês Merecem!!!!!
    Abraço!
    Paty

    ResponderExcluir