sábado, 7 de agosto de 2010

Você sabia que a Floresta Amazônica não é a responsável por grande parte do oxigênio que respiramos?


Ao contrário do que pensamos, a Floresta Amazônica não é a principal produtora de oxigênio do planeta.

A principal fonte de oxigênio encontra-se entre os rios e mares, os chamados estuários. Ali encontram-se macrófitas aquáticas (parecidas com capim terreste); fitoplâncton (algas microscópicas que vivem próximas a superfície da água); plantas herbáceas (parecidas com ervas, são rasteiras e maleáveis).

Elas são responsáveis pela maior parte da produção do oxigênio devido ao seu pequeno tamanho, sendo assim, o seu metabolismo é mais rápido e as reações quimicas também. Essas reações são diretamente ligadas a fotossíntese, que é o processo que utiliza da luz do sol para produzir seu alimento e liberar oxigênio.

A Floresta Amazônica é formada por enormes árvores, porém a única parte delas que faz fotossínteses são as folhas. Outras partes como o tronco, galhos e raízes apenas respiram.

Florestas como a Amazônica são muito importantes por abrigarem muitas espécies e equilibrarem o regime de chuvas. Também produzem muito oxigênio, mas consomem grande parte, sobrando pouco para os animais.

Por Bruna Cusin Salvati
Disciplina: Ensino de Ciencias Naturais

2 comentários:

  1. Muito interessante este assunto, pois é verdade. O oxigênio que a floresta amazônica produz, ela mesmo acaba consumindo grande parte à noite. Devido as árvores de grande porte e antigas, consideradas velhas, dai a necessidade de consumirem oxigênio. A grande parte do nosso oxigênio vem das pequenas árvores, sitado a cima. Por isso o incentivo a plantarem mudas, para o futuro.
    Aline de Godoy - Biologia Celular

    ResponderExcluir