sábado, 31 de julho de 2010

A rainha branca do Inverno

Magnólia japonesa branca

No inverno, a magnólia japonesa branca (Magnolia soulangeana) nos brinda com suas flores pálidas que brilham mesmo nos dias mais sombrios e nas noites de luar.

Este arbusto perene e caducifólio floresce antes do aparecimento das folhas. Alcança uma altura de até 4 metros. Um disparate prolífico, suas flores são grandes e em forma de taça e cobrem os caules nus, pouco antes das folhas emergirem.


Dependendo da variedade, as flores perfumadas variam em cor dede o púrpura profundo, passando pelo rosa ao branco puro. Cada flor é composta por seis pétalas em um arranjo de taça, cujo diâmetro varia entre 7,6 até15 cm, quando totalmente aberta em posição de "pires".
Esta espécie gosta de solo humoso e bem drenado, levemente ácido ou neutro, mas nunca básico.
casa julho 2010

A Família Magnoliaceae é incrivelmente antiga. Tal afirmação é suportada não só por fosseis com cerca de 95 milhões de anos, mas também por algumas características peculiares que as magnólias apresentam.

Veja-se o caso dos seus órgãos reprodutores que evoluíram antes do aparecimento das abelhas, e que possuem carpelos extremamente duros, uma vez que eram polinizados por escaravelhos. Assim, a planta podia evitar ser comida ou danificada pelo escaravelho, enquanto este carregava o seu polén para outras plantas.

Apesar dos milhões de anos que se passaram a magnólia continua a existir, sendo considerada uma prova viva da evolução nas plantas.

Também é uma dádiva que nos enleva nos dias mais frios.

Por Gladis Franck da Cunha

Referências:
O Cantinho das ervas
Floridata
Plantas a Diario

Um comentário:

  1. Muito interessante Gládis. Aqui em Canela esta espécie de magnólia também nos brinda com suas abundantes flores brancas.

    ResponderExcluir