domingo, 25 de abril de 2010

Um repelente caseiro contra mosquitos.


Alo, alo Biólogos! Que tal uma experiência?
Recebi esta receita de repelente caseiro via e-mail e como os ingredientes são naturais e baratos acho que vale à pena fazer um teste.
Resolvi compartilhar a recita porque se o repelente funcionar mesmo será ótimo, caso contrário só ficaremos com um leve cheirinho de cravo como a personagem Gabriela de Jorge Amado, que tinha o cheiro do cravo e a cor da canela.

Transcrevo abaixo o e-mail que recebi:

“Dengue - Porque Usar Repelente:
Senhores, volto a insistir, com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros de mosquitos, como sabem.
Este repelente caseiro é feito com ingredientes de grande disponibilidade, é fácil de preparar em casa, tem agradável aroma e é econômico. Tenho distribuído frascos como amostra, todos estão aderindo.
Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente (numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente etc. Protegeria as pessoas e,ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o Aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação. Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda?"

"DENGUE I: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:

- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 Gr);
- 1 vidro de óleo corporal (100ml);

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde; depois coloque o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce ou outro).

Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. Além de espantar mosquitos o cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.

O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, diminuindo a proliferação. A comunidade toda precisa usar, como numa força tarefa, onde, todos contribuem num mutirão. Não forneça sangue para o Aedes aegypti se multiplicar, tornando esta epidemia que estamos assistindo de camarote.
Estou protegendo a minha família, e você?!
Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica”.

Está dada a receita, agora podemos testar.

Vale lembrar que o Aedes também contribui para disseminação da febre amarela na zona urbana, enquanto as espécies do gênero Haemagogus são os principais vetores nos ambientes silvestres.


Para mais informações sobre transmissão de dengue, malária e febre amarela consulte os links: Cidadania; Agência Fiocruz de Notícias e Só biologia.

Um comentário:

  1. Parabens pela materia! qq maneira de se prevenir contra malaria e dengue na tentativa de irradicar essas doencas eh valida! Foi pensando nisso que duas pesquisadoras lancaram baseadas emsuas pesquisas os tecidos repelentes de insetos! porque se prevenir é necessario! vale a pena conferir!

    ResponderExcluir