segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Você sabe o que é o Physarum polycephalum?
Este mofo, que não é um fungo, é um organismo unicelular ameboide, suficientemente grande para ser observado a olho nu, e multinucleado (tem vários núcleos dispersos pelo seu citoplasma).
A sua forma de crescimento se relaciona a procura de alimento (preferêncialmente os flocos de aveia), expandindo-se através da formação de tubos em todas as direções.
Ao encontrar nutrientes, envolvem e digerem os mesmos, e os enviam através dos próprios tubos, fazendo que os mesmos se alarguem e fortaleçam.
Se não encontram nutrientes, vão ficando mais finos até que, eventualmente, desaparecem. Assim, em pouco tempo, conseguem explorar todo o seu entorno, aproveitando todo o alimento disponível.
Para saber como este fungo criou uma rede semelhante aos metrôs de Tóquio clique no link: http://cienciaascores.blogspot.com/2010/01/um-mofo-engenheiro-de-comunicacoes.html
Observação: Os mofos já foram classificados no Reino Fungi, mas alguns especialistas, agora, prefiram colocá-los no reino Protoctista (Protista).
Fonte da ilustração: http://botit.botany.wisc.edu/images/332/Slime_molds_M_Ac_sl_so/Physarum_folder/Physarum_polycephalum_TJV.html
Por: Gladis Franck da Cunha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essa criaturinha ta quase destruindo minhas plantas no aquario nao sabe cm eu a extermino?
ResponderExcluir