terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Uma aula muito especial!

No segundo semestre, enfrentamos um adiamento das aulas, em virtude da gripe A, mas uma aula muito especial nos permitiu recuperar estas aulas no curso de Biologia do CARVI. Foi no dia 5 de dezembro, um sábado, em que entramos em contato maior com Charles Darwin.

Em 2009, comemorou-se o bicentenário do nascimento desse naturalista que mudou a ciência ao propor uma Teoria de Evolução das Espécies. Essa teoria transformou nosso olhar sobre os seres vivos nos últimos 150 anos.

Nosso contato foi através de uma exposição instalada no MCT-PUCRS: “Revolução de Darwin”. Através de réplicas e de equipamentos interativos, foi possível entrar e contato com os seguintes temas e acontecimentos: A viagem do Beagle; A evolução; A origem da vida; A biodiversidade; Darwin vida e obra.


Uma réplica do Beagle, com um terço do tamanho original, nos faz admirar a coragem desse pesquisador, que se lançou em uma viagem em volta do mundo, navegando numa embarcação tão frágil! A réplica em tamanho original da cabine usada por Darwin deu-nos a exata medida do desconforto enfrentado. Apesar disso, alguns trechos de seu diário nos brindam com uma narrativa poética, que reflete seu encantamento pela riqueza dos ambientes naturais que encontrou pelo caminho.

Um exemplo disso é sua descrição do dia 29 de fevereiro de 1832, quando desembarcou na Bahia: “O dia passou-se deliciosamente. Mas ‘delícia’ é termo insuficiente para exprimir as emoções sentidas por um naturalista que, pela primeira vez, se viu a sós com a natureza no seio de uma floresta brasileira. A elegância da relva, a novidade dos parasitos, o verde luzidio das ramagens, e, acima de tudo, a exuberância da vegetação em geral, foram para mim motivos de uma contemplação maravilhada”.

Além dessa exposição, os acadêmicos tiveram ainda a oportunidade de interagir com os diversos experimentos e demais exposições do MCT-PUCRS. Os professores que monitoraram a visita, Gladis F. Cunha e Wilson S. Azevedo Filho, puderam esclarecer vários conceitos teóricos de suas disciplinas, a partir de experimentos de práticos disponíveis. Assim, os alunos puderam repor as aulas, que haviam sido adiadas para evitar-se o surto de gripe, não sofrendo perdas de dias letivos.

Observação: para quem quiser ler o relato completo de Darwin sobre seu primeiro dia numa floresta brasileira clique sobre o link: Blogpaedia.

Um comentário:

  1. Oi Gládis! Adquiri um filme sobre Darwin que gostei muito intitulado: " The biography Channel - CHARLES DARWIN". Sei também que será lançado este ano aqui no Brasil o filme: "CREATION" que mostrará a relação do trabalho de Darwin e sua esposa.
    Beijos

    ResponderExcluir