segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Você sabe o que vem a ser o CALAZAR?

A palavra CALAZAR tem origem assamesa - “kala-azar”, que significa febre negra. Essa doença ocorre nas costas mediterrânicas, na África ocidental, Índia, América do Sul e Central, apresentando altos índices de mortalidade.

Em uma linguagem mais técnica, o CALAZAR é a Leishmaniose Visceral, que é transmitida ao homem por um mosquito, após picar outro ser humano ou cão infectados.

Esquema disponível em Enfermagem-sae

Os primeiros sintomas são o desânimo e a perda de peso. Os cachorros são os principais hospedeiros da doença que é transmitida através de um mosquito, o Flebótomo.

Flebótomo por Fiocruz
Os cães doentes apresentam emagrecimento, queda do pelo, crescimento exagerado das unhas, fraqueza. Ainda não existe cura para os animais, que precisam ser sacrificados. Nos humanos, a doença muitas vezes pode ser confundida com outras, podendo retardar o tratamento.

Por que importa conhecer essa doença? Porque no Brasil ela costuma ocorrer em locais onde há dengue. É relativamente comum no nordeste, mas como um dos efeitos do aquecimento global é a ampliação das áreas de ocorrência de vários mosquitos transmissores de doenças tropicais, pode ser que venha a fazer parte do nosso cotidiano como ocorreu com a Dengue e Febre Amarela.

A moral da história é que ao combatermos as causas do aquecimento global estaremos contribuindo com o combate a vários tipos de doenças.

Para mais detalhes sobre o Calazar pode ser consultado o sítio Web Animal.

Por: Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário