A palavra CALAZAR tem origem assamesa - “kala-azar”, que significa febre negra. Essa doença ocorre nas costas mediterrânicas, na África ocidental, Índia, América do Sul e Central, apresentando altos índices de mortalidade.
Em uma linguagem mais técnica, o CALAZAR é a Leishmaniose Visceral, que é transmitida ao homem por um mosquito, após picar outro ser humano ou cão infectados.
Os primeiros sintomas são o desânimo e a perda de peso. Os cachorros são os principais hospedeiros da doença que é transmitida através de um mosquito, o Flebótomo.
Os cães doentes apresentam emagrecimento, queda do pelo, crescimento exagerado das unhas, fraqueza. Ainda não existe cura para os animais, que precisam ser sacrificados. Nos humanos, a doença muitas vezes pode ser confundida com outras, podendo retardar o tratamento.
Por que importa conhecer essa doença? Porque no Brasil ela costuma ocorrer em locais onde há dengue. É relativamente comum no nordeste, mas como um dos efeitos do aquecimento global é a ampliação das áreas de ocorrência de vários mosquitos transmissores de doenças tropicais, pode ser que venha a fazer parte do nosso cotidiano como ocorreu com a Dengue e Febre Amarela.
A moral da história é que ao combatermos as causas do aquecimento global estaremos contribuindo com o combate a vários tipos de doenças.
Para mais detalhes sobre o Calazar pode ser consultado o sítio Web Animal.
Por: Gladis Franck da Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário