sexta-feira, 31 de julho de 2009

Animação explica estratégia do vírus da Dengue

Modelo do vírus da Dengue por TACC

O vírus da Dengue é integrante da família dos flavivírus e classificado como um arbovírus, isto é, aquele que é transmitido por insetos ou outros artrópodes. Ele é composto por uma fita única de ácido ribonucléico (RNA), revestida por um envelope de proteína em formato icosaédrico (Combate à Dengue).

O seu material genético é do tipo RNA+, ou seja ele se comporta como RNAmensageiro e parte diretamente para a produção de proteínas.

Uma animação do pessoal de Harvard muito interessante nos ajuda a compreender a estratégia do vírus da Dengue para infectar as células. Como o vídeo está em inglês vamos entender o processo para conseguirmos visualizar melhor:

1- O primeiro passo no ciclo de infecção é aquele que o vírus mãe (virion) se liga à superfície da célula a ser invadida, ou seja, um vírus somente invade uma célula se na superfície desta houver uma proteína em que possa se ligar.

2- Nas células animais, a maioria dos vírus penetra por um processo chamado endocitose: no qual ocorre uma invaginação da membrana que "engole" o vírus (pinocitose). Portanto, em geral, o vírion vai se ligar em uma área da membrana que contém uma proteína chamada clatrina.

3- Dentro da célula o vírus tem que encontrar um meio de sair do endossomo e penentrar no citoplasma onde está a maquinaria de síntese de proteínas.

Na imagem abaixo, elaborada a partir de material disponibilizado pela QIAGEN, estão representadas estas três etapas.Na animação abaixo o processo começa no passo três com o vírus já no interior do endossomo.
Primeiro: O baixo pH dentro do endossomo induz uma mudança na forma das glicoproteínas do envelope viral. Segundo: As glicoproteínas formam trímeros que se inserem na membrana do endossomo e se dobram, empurrando a membrana do envelope do vírus ao encontro da membrana do endossomo até fundir as bicamadas lipídicas. Terceiro: Com a fusão cria-se um túnel e o material genético do vírus é lançado no citoplasma (Rainha Vermelha).


Por: Gladis Franck da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário